Finalmente explicamos: como colaborar com as Blogueiras Radicais

“Já falei que quero ser uma Blogueira Radical, pô! Fala aí como é que faz!” Demoramos um pouquinho pra organizar, foi mal aí galera!!

Quando começamos o Blogueiras, depois de um bom tempinho adiando o início do projeto com a ideia já pensada e a equipe formada, e mais uns meses com projeto editorial e identidade visual tudo pronto, faltando só os textos pra botar no ar, a gente não imaginava todo esse apoio que estamos recebendo. E agora, como cês podem reparar, estamos empolgadonas publicando quase um texto por dia, com um número de visualizações e leituras que tamo achando sen-sa-cio-nal! 🤩

Tá tudo em ritmo acelerado, e começamos a campanha pelos 10k de seguidoras no Insta – com a nossa editora-chefe, a Adriane Rica, pintando o cabelo de uma cor diferente a cada 1000 seguidoras. Estamos muito orgulhosas desse projetão maravilhoso que é o Blogueiras Radicais 🛹, e pra gente continuar crescendo e produzindo os textos que cês tão curtindo tanto, não tem jeito: nós precisamos de vocês.

Começamos o Blogueiras assim ó: confiantes.
A gente tinha textos programados, mas teve que rebolar pra dar conta de produzir textos quentes com as polêmicas do momento.
Soltamos o chamado pra colaboradoras achando que ia vir um ou outro email com sugestão de texto, mas chegou um moooonte de gente muito massa querendo ajudar ou colaborar de alguma forma.
Não demos conta de segurar o forninho responder todo mundo, e precisamos dar uma estruturada melhor antes ates de chamar vocês pra ajudarem o Blogueiras a crescer!
😀🙂

Agora sim, explicando como ser uma Blogueira Radical 👀

Seguuura essa disposição e vem com a gente, porque o blog tá lindo mas dá um trabalhão, viu. Sabemos que o tempo tá corrido pra todo mundo, então pensamos em opções que encaixam em qualquer minutinho disponível que você tenha.

Nível avançado:

Tá empolgadassa e querendo dar tudo de si? Sensacional, o que não falta é tarefa, escolhe a que for melhor pra você:

  • Escrevendo: vira e mexe a gente está com chamada aberta pra textos! Vai montando seu arsenal teórico aí, e quando abrir a chamada, manda chuva de textão que é disso que a gente gosta
  • Traduções: a gente sabe que grande parte da teoria do feminismo radical está espalhada por textos e artigos que ainda não foram traduzidos pro português. Então se você lê em inglês, espanhol ou francês, vem pro nosso time.
  • Engajamento/divulgação: a gente sabe que as redes sociais tem um algoritmo malandro e, por isso, precisamos estar ligadas pra conseguir divulgar nossos conteúdos pros quatro cantos do mundo. Então precisamos de uma força tarefa pra fazer os conteúdos pipocarem! Vem fazer parte do nosso grupo de engajamento e ajudar a pensar e executar estratégias de divulgação.
  • Outros: tem aquele talento especial? Fala com a gente! Pode ser em acessibilidade, design, mídias sociais e até fazendo memes!

Nível Intermediário:

Tá adorando o blog e quer muito contribuir, mas a vida não está fácil e o tempo escasso? Vem ver qual dessas opções daqui funciona pra você:

  • Escrevendo: Tem alguma pauta do feminismo radical que grita seu nome? Aquela que você já leu tudo a respeito e sempre acaba falando sobre no bar com os amigos? Pois então, prepara um relatoriozinho pra gente! Pega os dados e fontes principais, monta um arquivinho show e ajuda nossas escritoras a transformar isso em uma matéria incrível.
  • Traduções: temos muitos textos importantes que são pequenos. A tradução vai te que podem te custar pouco tempo e ser mega importante pra nossa luta.
  • Engajamento/divulgação: Ok, tempo tá corrido, mas ainda dá pra dar aquela moral né? Quem sabe entrar nas nossas redes sociais e no blog, uma ou duas vezes por dia, dar aquela curtida, fazer aquele comentário, e dar aquela compartilhada? É curtir assim que postamos algo, fazer um comentário maroto, compartilhar, mandar nos inbox das seguimores, postar nossos links em comentários sobre temáticas semelhantes, e por aí vai. O céu é o limite (e a lei também #ajudanós #processinhonão).

Nível iniciante:

Zero tempo, porém quer dar aquela moral? Tão vem!

  • Engajamento: aquele tempinho que vc tiver pra abrir suas redes sociais, vai lá nas nossas, aperta os coraçãozinhos, manda um emoji no comentário e compartilha nos seus perfis! Manda pras miga no zap tbm. E nos grupos de família (afinal, se temos que aguentar as tias dando “bom dia flor do dia” todo dia, dá pra retribuir o favor né?). E, toda vez que se deparar com aquele assunto que já tratamos, linka o blog nos comentários 😊

Ajudas Importantíssimas e que não levam nem 10 minutos:

  • Mecenas Radicais: nosso blog tem custos fixos (hospedagem, domínio, plataforma pra gerenciar as mídias sociais e outras cositas más), e para que possamos manter nosso projeto e (com a graça do investimento de todas vocês) expandi-lo, precisamos do famigerado recurso financeiro. Tem um troquinho aí? Manda pra gente no paypal, e ajuda o feminismo radical a se fortalecer.
  • A radical fabrica de memes: apesar da gente amar um, nem só de pdf vive uma feminista radical, não é mesmo? Também precisamos dar aquelas risadas pra aguentar esse capitalismo e esse patriarcado. Sem contar que nada como um meme pra ajudar a divulgar né? Tem uma ideia ótima? Ou não tem, mas queria ter? Vem pra nossa fábrica, e vamo encher essa internet de meme pra ilustrar nossos pdf’s.
  • Seja uma #olheiraradical: sabe como a gente já gasta mesmo muito tempo do nosso dia nas redes sociais? Tão bora tirar proveito disso aí. Viu alguma discussão, alguma thread, algum post, com uma temática importante? Vista nosso uniforme, e seja uma olheira radical. É só marcar @BRadicais no Twitter e no Instagram, que nossa administração vai lá meter o bedelho pra ver se tem caroço nesse angu e se rende uma pauta legal pra gente.

Tálquei, mas eu quero mesmo é escrever, e aí?

https://s3-us-west-2.amazonaws.com/secure.notion-static.com/2bca15fe-82e2-49aa-9ec8-68480ef88b87/Untitled.png
Assim como as Vingadoras Lésbicas, Nós Recrutamos!

Pra gente conseguir dar a atenção que todos os textos de vocês merecem, precisamos de tempo, então vamos abrir chamadas pra textos (algumas com assuntos livres e outras com temas específicos). Quando for rolar, vamos avisar nas nossas mídias sociais e no blog explicando certinho. Lembrando que não precisa já ser escrytorah profyssionahl não, se você tiver uma boa ideia e animar escrever, a gente te ajuda a estruturar as ideias, e nosso grupo no Facebook tá aí tb com mais de uma centena de mulheres pra você conversar, testar as ideias e pedir ajuda! Algumas exceções podem rolar e podemos publicar textos de colaboradoras fora das chamadas eventualmente, então se seu texto já tá prontinho e você achar que tem a ver, principalmente com assuntos que tão em alta no momento, manda um oi pra gente tb 🙂

Post criado 36

5 comentários em “Finalmente explicamos: como colaborar com as Blogueiras Radicais

  1. Advogada (ex-), tradutora, intérprete, estudante (de novo) de ciências sociais e mãe de futuras feministas. Do Reino Unido. Se eu puder ajudar com traduções em inglês britânico…

  2. Oi,
    Eu sou engenheira e posso ajudar com as traduções em inglês. Eu também tenho um insta que indico filmes dirigidos por mulheres, se precisarem de algo relacionado ao tema ( não sou especialista em cinema, apenas gosto do tema de).

  3. Olá, sou estudante de Línguas e Relações Internacionais, tendo o inglês fluente, assim como espanhol e francês básico.
    Traduzi uma tirinha postada no grupo do facebook e adorei a experiência. Gostaria de ajudar no quer for necessário na parte de tradução, seja a nível avançado ou intermediário.

  4. Oi,
    Já mandei mensagem pela page mas vim deixar registrado aqui tb. Sou estudante de Medicina, tenho interesse em ajudar tanto com escrita quanto com tradução. Tenho o inglês e o italiano fluentes, se o conteúdo for relacionado a saúde da mulher então é match certa. Só me chamar quando precisar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo