O documento que revela as táticas impressionantes do lobby trans

O texto a seguir, apesar de formulado a partir do contexto britânico, oferece pistas importantes para compreender como a narrativa e as políticas públicas relacionadas à questão trans chegaram ao Brasil. Aqui não temos leis de identidade de gênero (ainda). Mas já temos jurisprudência que sustenta que a Lei Maria da Penha, uma lei pensada especificamente reconhecendo a diferença sexual e as implicações da opressão da mulher baseadas na trajetória compartilhada de pessoas que nascem do sexo feminino, deva ser aplicada defendendo “mulheres trans”. Temos ambulatórios trans, com o SUS pagando à indústria médica/farmacêutica por hormônios e cirurgias – mas não tem políticas específicas para destransição. 

E, mais que tudo, tivemos uma mudança cultural brusca ao longo da última década, com uma verdadeira caça às bruxas contra as feministas que resistiram ao novo politicamente correto em relação a gênero. Ao analisarmos que as mudanças aqui no Brasil ocorreram de modo similar e ao mesmo tempo em que as mudanças descritas abaixo foram sendo realizadas, percebemos não uma “conspiração inventada por feministas transfóbicas”, mas um esforço internacional para redefinir leis, políticas, cultura e linguagem, coordenado e lastreado no trabalho de algumas ONGs que conseguiram, em muito pouco tempo, um sucesso extraordinário. Leia e reflita sobre o contexto brasileiro, divulgue para mães e pais de crianças em risco de transição e para comunidades familiares e escolares. Essas informações precisam ser discutidas!

O documento que revela as táticas impressionantes do lobby trans

por James Kirkup para o The Spectator, traduzido por Catarina M. Aquinão

Uma boa parte do debate transgênero é inexplicável. Um dos aspectos mais intrigantes é a velocidade e o sucesso de um número pequeno de organizações pequenas em alcançar uma enorme influência sobre órgãos públicos, representantes políticos e servidores. Como foi que uma certa ideia alcançou tantos espaços tão rapidamente?

Pessoas e organizações que, no início desta década, não tinham políticas claras a respeito ou sequer conhecimento sobre questões trans, estão agora abraçando entusiasticamente identidades de gênero não binárias e transição, oferecendo banheiros “sem gênero” e outras mudanças requeridas para acomodar pessoas trans e seus interesses. Essas mudanças têm, dentre outras coisas, surpreendido muitas pessoas. Elas se perguntam como isso aconteceu, e porque parece que ninguém perguntou o que elas pensam sobre isso, ou considerou como essas mudanças podem afetá-las.

Alguns dos órgãos que incorporaram essas mudanças com o maior entusiasmo são surpreendentes: a polícia não é uma progressista social reconhecida, mas muitas forças policiais estão na vanguarda aqui, chegando ao ponto de conferir os pronomes que usamos e assediar senhoras que dizem a coisa errada no twitter

Como chegamos aqui? Acho que podemos descartar a ideia de que é apenas uma simples questão de organizações seguindo uma sociedade em mudança. Francamente, a sociedade ainda não sabe muito sobre transgenerismo. Se você trabalha no centro de Londres em determinados setores, vive em uma cidade universitária (ou em uma Universidade) ou tem crianças que frequentam uma escola (provavelmente de classe média), pode ser que você tenha alguma familiaridade direta com o tema. Mas eu aposto que a maioria das pessoas não conhecem nenhuma pessoa trans e não tem um ponto de vista desenvolvido sobre como a lei deveria evoluir em relação a seu status.

Então novamente a questão: como organizações com orçamentos baixos e recursos limitados alcançaram um sucesso tão esplêndido, não apenas no Reino Unido, mas também em outros lugares?

Bom, graças ao website jurídico “Roll On Friday”, tive acesso a um documento que ajuda a responder essa questão.

O documento é o trabalho de Dentons, que afirma ser o maior escritório de advocacia  do mundo, a Fundação Thomson Reuters, um braço do velho gigante da mídia que parece se dedicar a políticas de identidade de vários tipos; e a International Lesbian, Gay, Bisexual, Transgender, Queer and Intersex Youth & Student Organisation (IGLYO) (Organização Internacional de Jovens e Estudantes Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queer e Intersexo, em tradução livre). Ambos Dentons e a Fundação Thomson Reuters alegam que o documento não reflete, necessariamente, suas visões.

O título do relatório é “Apenas Adultos? Boas práticas em reconhecimento legal de gênero para jovens”. Seu propósito é ajudar grupos trans vários países a trazer transformações na lei para permitir que crianças legalmente mudem seus gêneros, sem a necessidade da aprovação de adultos ou de qualquer autoridade. ‘Nós esperamos que este relatório seja uma ferramenta poderosa para ativistas e ONGs trabalhando para o avanço dos direitos da juventude trans em toda Europa e além’, diz o prefácio.

Como esperado de um relatório elaborado com a participação da equipe de um grande escritório de advocacia, é um documento sólido e abrangente, resumindo a legislação, políticas públicas e ativismo em diversos países. Baseado na contribuição de grupos trans ao redor do mundo (incluindo dois no Reino Unido, um dos quais não é nomeado), o documento coleta e compartilha as ‘melhores práticas’ em lobbying (estratégia de ativismo focada em pressionar órgãos públicos e representantes políticos) para alterar a legislação de modo que os pais não tenham mais voz a respeito do gênero legal de suas crianças.

Nas palavras do relatório:

“É reconhecido que o requerimento por consentimento dos pais ou de um guardião legal pode ser restritivo e problemático para menores”.

Você pode pensar que o próprio propósito da maternidade/paternidade é, em parte, “restringir” as escolhas das crianças, que não podem, por definição, tomar decisões adultas plenamente informadas por si mesmas. Mas esse não é a posição do relatório.

Na verdade, ele sugere que “estados deveriam agir contra pais que estão obstruindo o livre desenvolvimento da identidade de uma jovem pessoa trans ao se recusarem a conceder a autorização quando requerida”.

Em resumo, é um manual para grupos lobistas que querem remover o consentimento parental sobre aspectos significantes da vida de uma criança. Um manual escrito por um escritório de advocacia internacional e apoiado por uma das maiores instituições filantrópicas do mundo.

E como os autores sugerem que a mudança legal deve ser alcançada?

Eu penso que o conselho merece ser citado em detalhes, porque é a primeira vez que eu vi de fato isso de maneira escrita em um fórum público. E porque acho que qualquer pessoa que tenha algum interesse em como política pública é feita e como disputa política funciona deveria prestar atenção.

Aqui está uma advertência geral do relatório sobre qual o melhor jeito de efetivar uma agenda pró-trans:

‘Enquanto fatores culturais e políticos representam um papel fundamental na abordagem a ser adotada, existem certas técnicas que se mostram como efetivas em avançar direitos trans nos países de “boas práticas”’.

Dentre essas técnicas: ‘Adiante-se à agenda governamental’.

O que isso significa? Aqui está, mais detalhadamente:

‘Em várias das campanhas de ativismo de ONGs que estudamos, houve benefícios claros nos locais em que as ONGs conseguiram se adiantar ao governo e publicar propostas legislativas progressistas antes que o governo tivesse tempo de desenvolver suas próprias. ONGs precisam intervir cedo no processo legislativo e idealmente antes mesmo dele se iniciar. Isso possibilita a elas maior capacidade de moldar a agenda governamental e a proposta final, em comparação a se elas interviessem após o governo já haver iniciado o desenvolvimento de suas próprias propostas.’

Isso irá soar familiar para qualquer um que saiba como um relatório de comissão parlamentar da Câmara dos Comuns de 2016 que adotava diversas posições de grupos trans foi seguido em 2017 por um plano governamental do Reino Unido a adotar a auto identificação do gênero legal. Para muitas pessoas essa proposta, que chegou de Whitehall [centro administrativo do Reino Unido] muito bem desenvolvida, surgiu do nada.

Em todo caso, aqui está outra dica do documento: ‘atrele sua campanha a alguma reforma mais popular.’

Por exemplo:

‘Na Irlanda, Dinamarca e Noruega, mudanças na legislação sobre reconhecimento legal de gênero foram passadas ao mesmo tempo que outras reformas mais populares, como a legislação de casamento igualitário. Isso forneceu um véu de proteção, particularmente na Irlanda, onde o casamento igualitário tinha amplo apoio, mas identidade de gênero permanecia um assunto mais difícil para se conseguir apoio público.’

Acrescentei o negrito ali, porque penso que são frases muito reveladoras. Esse é um assunto sobre o qual é ‘difícil conseguir apoio público’ e é melhor que seja escondido atrás de um ‘véu de proteção’ garantido por uma temática popular como direitos gays. Mais uma vez, qualquer um que tenha pelo menos olhado para o debate transgênero no Reino Unido irá reconhecer essa descrição.

Outra recomendação é ainda mais reveladora: “evite cobertura e exposição na mídia em excesso”. 

De acordo com o relatório, os países que agiram mais rapidamente para avançar direitos trans e remover o consenso parental foram aqueles onde os grupos que faziam lobbying por essas mudanças tiveram êxito em impedir que o público mais amplo soubesse das suas propostas. Inversamente, em lugares como a Grã-Bretanha, quanto mais ‘exposição’ essas propostas tiveram, menos bem-sucedido foi o lobbying.

‘Outra técnica que foi utilizada e é muito efetiva é a limitação da cobertura e exposição pela mídia. Em alguns países, como o Reino Unido, a informação sobre as reformas nas leis para reconhecimento de gênero têm sido mal interpretadas pela mídia convencional e, como resultado, surgiu oposição. Contra esse contexto, muitos acreditam que fazer campanha pública tem prejudicado o progresso, visto que boa parte do público em geral não está bem informado sobre questões trans e, portanto, más interpretações podem surgir.

Na Irlanda, ativistas pressionaram diretamente políticos, individualmente, e tentaram manter a cobertura pela imprensa a menor possível, a fim de evitar esse problema (ênfase acrescida).

Embora ofereça vários conselhos sobre a necessidade de manter a agenda de direitos trans fora do escrutínio público, o relatório tem bem menos a dizer sobre a possibilidade de ativistas tentarem fazer o que todo mundo faz na política, e tentar apresentar uma argumentação persuasiva pela sua causa. Na verdade, convencer as pessoas de que essas coisas são boas ideias não é algo que aparece com frequência no relatório, que chega a 65 páginas.

Eu não vou te dizer o que eu penso sobre o relatório, ou da agenda que ele estabelece. Não vou tecer comentários sobre ele ou seus autores. Vou apenas tentar resumir sua natureza e seu conteúdo.

Um dos maiores escritórios internacionais de advocacia auxiliou na elaboração de um manual para lobbying destinado a pessoas que querem alterar a lei para impedir que os pais tenham a palavra final sobre mudanças significativas no status de seus próprios filhos. O manual aconselha aos lobistas que escondam suas intenções atrás de um ‘véu’ e se certifiquem de que nem a mídia e nem o público saibam muito sobre as mudanças que eles desejam aprovar, que afetam crianças diretamente. Porque se o público vier a saber dessas mudanças, ele pode se opor a elas.

Eu comecei meu primeiro emprego como um pesquisador na Câmara dos Comuns em 1994. Tenho estudado e escrito sobre política e políticas públicas desde então. E na minha experiência sobre como mudanças na legislação são feitas, a abordagem sugerida neste relatório não é simples, normal ou usual. Em uma democracia, somos todos livres para defender qualquer posição ou política que desejemos. Mas, normalmente, qualquer um que queira mudar a lei aceita que fazê-lo eles precisam conseguir o apoio ou, ao menos, o consentimento das pessoas cujas autoridades geram a força da lei. A abordagem definida, cm detalhes, no relatório de Dentons caracteriza uma maneira muito diferente de fazer lobby e conseguir as leis e políticas que você deseja. De maneira ainda mais notável, sugere que em diversos países pessoas têm sido exitosas em fazer lobby atrás de um ‘véu’ e de uma maneira a intencionalmente evita a atenção do público. Isso, eu penso, deveria interessar a qualquer pessoa que se importa sobre como a política e as políticas públicas são conduzidas, independentemente de se importar ou não com a pauta transgênero.

Irei concluir com uma observação que fiz anteriormente aqui, mas acredito que valha repetir no contexto do relatório e das coisas que ele pode revelar às pessoas sobre outros aspectos da questão trans: nenhuma política feita nas sombras pode sobreviver sob a luz do sol.

1 Na política britânica, comitês parlamentares selecionados podem ser nomeados na Câmara dos Comuns, como o Comitê de Relações Exteriores; da Câmara dos Lordes, como o Comitê de Poderes Delegados ou como um comitê conjunto do Parlamento, formado por ambos, como o Comitê Conjunto de Direitos Humanos (Wikipedia)

Post criado 38

434 comentários em “O documento que revela as táticas impressionantes do lobby trans

  1. Next time I read a blog, Hopefully it wont fail me as much as this one. After all, I know it was my choice to read through, but I genuinely thought you would have something useful to say. All I hear is a bunch of moaning about something that you can fix if you were not too busy seeking attention.

  2. The lack of chronic serotonergic stimulation with on-demand dapoxetine precludes serotonin receptor desensitization and the down-regulation of postsynaptic serotonin receptors that typically occurs with chronic SSRI use, such that on-demand dosing for PE may minimize the risk of withdrawal symptoms daily cialis online

  3. ; if you have sex less the twice a week, you should buy Cialis 20 mg maximum daily dosage and take it immediately or a few hours before sexual activity cialis generic 5mg For example, you can place an order in Canadian Health Care Pharmacy Mall at any time of the day or night

  4. дом отдыха пятигорск казанский 43 санкт петербург травелто
    дом актера мисхор официальный сайт цены за путевкой адлеркурорт курортный комплекс россия адлер
    амра парк гагра санаторий крым военный отель причал приморский феодосия

  5. скидки на отели в сочи гостиница на карла маркса
    туроператор абхазия официальный сайт санаторий ингала тюмень цены на путевки 2021 машук пятигорск
    нелидово гостиницы эпос осташков рязань гостиницы и отели цены

  6. гостиница таганка москва нерехта гостиницы цены
    санаторий психоневрологический взрослый отзывы о зори ставрополья пятигорск кучугуры искра
    самолетом поездом снять отель в суздале фрегат петрозаводск гостиница

  7. санаторий весна адлер официальный сайт отели сочи 3 звезды
    кисловодск тур сауна люкс клин отель скай вэй шерегеш официальный сайт
    лечение протрузии дисков позвоночника поясничного отдела млечный путь новосибирск официальный фрегат в адлере

  8. spa отель море парадиз абхазия официальный сайт
    отель дельфин анапа отзывы 2015 санаторий сунгуль цены санаторий русь горячий ключ отзывы
    рубцовые изменения крымская весна пансионат кристи евпатория

  9. санаторий сестрорецкий курорт санкт петербург отдых в сочи 2021
    турбаза лесная быль ульяновск гостиница салют г москва санаторий русь фото
    санаторий дон пятигорск санаторий алушта крым отзывы отдыхающих озеро банное башкирия цены 2021

  10. In that case, Wangtiansuo It tamoxifen increase testosterone is basically a waste artifact, can autoimmune disease cause erectile dysfunction so he can autoimmune disease cause erectile dysfunction asked a little worried best price cialis Alert patients to seek medical attention immediately if they experience new or worsening depression, suicidal thoughts, or other mood changes see Warnings and Precautions 5

  11. санаторий дионисий санатории в пятигорске цены на 2021 год
    санаторий управления делами президента фмба юность ессентуки сан марина гагра абхазия официальный сайт
    санаторий фаворит кисловодск официальный сайт тур в крым из москвы все включено алмаз аква плаза волгодонск официальный

  12. тумнин санаторий едкс евпатория официальный
    вера санкт петербург гостевой дом стрекоза балтийск парус санаторий крым
    бизнес отель николь нижний новгород путевка в адлер цена сигма сириус отель сочи фото

  13. отель черноморский анапа аристократ отель в костроме
    пансионат шексна вардане гранд отель в геленджике цены санаторий москва крым керчь
    санаторий тарханы в пятигорске цены на 2021 геленджик отель плаза забронировать гостиницу в москве космос

  14. амакс омск гостиница сочи санаторий аквалоо посмотреть фото
    moskva4you трускавец санатории где анатоль отель 3
    ривьера анапа сайт прометей гостиница санаторий абхазия новый афон отзывы отдыхающих

  15. спа отели новосибирска отдых в краснодарском крае с детьми
    гостиница в павловске купить тур в гранд отель жемчужина сочи санаторий в саках для лечения суставов
    отель глория мисхор официальный сайт крым севастополь отдых анапа в июне

  16. отдых в крыму в феодосии г алушта пансионат нева
    евпатория крым санатории с лечением цены 2021 абхазия отель интер сухум гриджио отель 3 анапа
    санаторий саки отзывы 2021 год с лечением ялта дома отдыха отдых в сухуми 2021

  17. сходница украина гостиница чукотка анадырь
    отдых в крыму цены на жилье интурист крым официальный сайт мво санаторий корпус
    симеиз санаторий база туроператоров по подбору туров г алушта пансионат нева

  18. отдых на черном море в краснодарском крае жилье в крыму 2021
    солнечный берег евпатория официальный сайт курорты крыма недорого меридиан отель домбай
    санаторий юг сочи на карте крым маяк крым отель бристоль

  19. уткино цены гостиницы териберка
    пансионат псоу абхазия отзывы гостиница в суздале горячие ключи куда пойти в сочи в ноябре 2021
    отдых в сочи с детьми все включено санаторий белая дача reston hotel spa

  20. As shown in Figure 6D E, all uninfected GFP TSC1KO BMMCs had comparable apoptotic rates stromectol tablet By participating in this study, you will play an important role in finding out how exercise and nutrition may improve tolerance to breast cancer treatment and help manage side effects

  21. how clomid is taken ortho pentasa supositorios precio colombia Trade rival McGraw Hill Financial, which lost toPearson in a 2006 bid battle for Mergermarket, could still beinterested in the business, industry advisers said, adding thatother interested parties could include data players such asThomson Reuters and Bloomberg

  22. 李清华在三藩市出生,曾参演《大地》(The Good Earth)、《东京上空三十秒》(Thirty Seconds Over Tokyo)、花鼓戏(Flower Drum Song)等美国电影。因为口才佳且人脉广,他亦曾负责部份荷里活电影的布景布置与演员招募工作。 所饰龙纹以留白剔刻而成,龙鳞背鳍之刻画纤毫毕现,且与釉里红分界鲜明,凸显了其尊贵的主体地位。海水则纯以釉里红绘就,线描、渲染及留白技法相结合,极具装饰效果。苍龙教子图诞生于明代永乐时期,其虽为瓷器装饰纹样,但却饱含了永乐皇帝对于储君朱高炽的殷切期望。 怀旧,复古,是时尚潮流里不断轮回的存在,从服饰鞋包到妆容发型,从装潢居家到生活饮食,在钟表领域也一样。要能复刻经典,首先品牌必须历史悠久,亲身参与了钟表发展演变史的重要进程,在过往的上百年岁月里,信手一拈,便有精彩之作可供借鉴。近年来有越来越多品牌加入复刻经典的行列,而这些再现经典的表款往往也成为品牌的年度亮点,颇受消费者追捧——因为经典就是经典,好的设计永不过时。 https://elthelpline.com/wp/community/profile/imaclendinnen45/ 麻将游戏是一款非常有趣,而且很考验益智的博弈游戏,在我国具有悠久历史,据历史考证麻将应该起源于明代。中国有句俗话:“十亿人民九亿麻,还有一亿在观察”,麻将已成为一种老少皆宜的棋 四人打麻将单机版,就是无需大家进行联网,就可以在手机端正常的玩耍,感受最有风味的四人决战模式,想要的都可以来此进行下载。 游戏介绍: 打麻将还是需要有四个人是最好的,那么现在就可 Copyright © 2020-2022 pupa.rustlenews.com 葫芦岛麻将 版本:PC版 【胡牌条件】三门齐,有一、九,必须开门,有横( 3、麻将发 发财图片. 千图网提供精美好看的产品实物图片素材免费下载,本次作品主题是麻将 四人打麻将单机版,就是无需大家进行联网,就可以在手机端正常的玩耍,感受最有风味的四人决战模式,想要的都可以来此进行下载。 游戏介绍: 打麻将还是需要有四个人是最好的,那么现在就可

  23. I blog frequently and I truly appreciate your information. This great article has really peaked my interest. I will book mark your blog and keep checking for new information about once per week. I opted in for your Feed too.

  24. I do not even know how I stopped up here, however I assumed this post used to be great. I don’t recognize who you’re however certainly you’re going to a well-known blogger if you happen to are not already. Cheers!

  25. I’m not sure where you’re getting your information, but great topic.I needs how to install portable air conditioner spend some time learning more or understanding more.Thanks for great info I was looking for this info for my mission.

  26. 31 августа, 06:50 31 августа, 06:50 Всегда начинайте с коррекции бровей. Приведите их в нужную вам форму и аккуратно расчешите их щеточкой для бровей. Затем с помощью скошенной кисточки вы сможете удобно нанести на ваши брови помаду. Но у данного средства есть и минусы — тени для бровей не подойдут тем, у кого от природы тонкие и светлые брови, которые нуждаются в создании формы. Тогда тени для бровей не помогут в создании действительно стильного макияжа. Кроме этого, они могут осыпаться в течение дня (в отличие от карандаша). Поэтому в таком случае лучше использовать комбинацию косметических средств (тени плюс карандаш). При выборе оттенка средства для бровей ориентируйся на цвет волос. Не важно, идет речь о карандаше, туши или помаде для бровей — эти правила универсальны. Поделиться: При выборе оттенка средства для бровей ориентируйся на цвет волос. Не важно, идет речь о карандаше, туши или помаде для бровей — эти правила универсальны. https://weekly-wiki.win/index.php?title=Капли_для_глаз_увеличивающие_рост_ресниц 2. Ботокс для ресниц (Lash Botox) — это процедура для работы с натуральными ресницами, которая направлена на увеличение объема на 40% и утолщения каждый волосок реснички и бровей. Он укрепляет, восстанавливает и оздоравливает волоски (приобретается по желанию). Инструкция применения описана в описании к товару. После процедуры ваши брови приобретут идеальную форму, подходящий оттенок, который не придется подкрашивать карандашом. Также кератин в составе специальных смесей способствует ускоренному росту волосков, благодаря чему бровки быстрее обновляются и выглядят более ухоженными и здоровыми. Чем долговременная укладка лучше обычного моделирования бровей? Коррекция – это удаление волосков, которые делают линии дуг нечеткими и меняют их изгиб. При этом форма остается такойже как и была. При моделировании мастер подбирает наиболее подходящую для Вас форму, учитывая при этом Ваши пожелания

  27. I’m truly enjoying the design and layout of your blog.It’s a very easy on the eyes which makes it much more pleasant for me to come here and visit more often. Didyou hire out a designer to create your theme? Superb work!

  28. The very latest trend in organic Korean beauty is fermentation. It is a process that minimises nutrients and divides them into smaller particles that can be better absorbed by the skin. Fermented ingredients help fight against the signs of premature aging, while hydrating and nourishing skin. Many Korean skincare brands already have a large range of products that are either based on or largely using natural ingredients. In fact, nearly every brand on this list has natural skincare products. However, there are some brands that place more of an emphasis on natural ingredients than others. Fermentation acts as a natural preservative and improves the absorption of the certified organic natural products. Studies have shown that fermentation enhances the safety of ingredients and reduces toxins. Whamisa is 3rd party certified by BDIH and Cosmos, cruelty free and all products are suitable for Vegans. https://www.byte.org.uk/space/community/profile/darcicoon24418/ Our Gua Sha stones are crafted from sustainably sourced Serpentine Jade stone and come packaged in black felt pouches. Subcategories: Bathing & Skin Care Car Seats Diapering Feeding Activity Gifts Health & Care Nursery Our Gua Sha stones are crafted from sustainably sourced Serpentine Jade stone and come packaged in black felt pouches. Javascript seems to be disabled in your browser.You must have JavaScript enabled in your browser to utilize the functionality of this website. Brooklyn-based Lanshin is New York’s centre for all things gua sha. The spa and store offer the best gua sha facials in the city and sells its own patented gua sha tools for you to recreate the practice at home.  What sets this gua sha tool apart from the rest is the unique shape that allows you to target specific areas, use various techniques and achieve different results all with the same tool. Following the Herbivore directions, we used the longest edge to sculpt our jawline and cheekbones, the medium-length edge to promote lymphatic drainage and the smallest edge for general pressure and massage. 

  29. Excellent post. I was checking constantly this blog and Iam impressed! Very useful information particularly thefinal section 🙂 I care for such info much.I used to be seeking this particular info for a long time.Thank you and good luck.

  30. It is in reality a nice and useful piece ofinfo. I am happy that you simply shared this helpful info with us.Please keep us informed like this. Thank you for sharing.Here is my blog; skin products

  31. I needed to thank you for this fantastic read!! I definitelyloved every bit of it. I have got you book marked to check out new things you post?Here is my blog :: Max Thrive Keto Review (oigari.com)

  32. viagra moa The BSA analysis of the holo conformations showed very large volume changes, varying between 38 wt_tam and 70 V17_pri, which makes it difficult to assign any meaning to the observed BSA values other than that enzyme active site is very plastic and can accommodate various ligand shapes and adjust for an optimal interaction

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo