Você precisa ser lésbica para ser feminista?

Texto publicado na revista Off Our Backs, Volume 20, N. 8, da edição de agosto/setembro de 1990.

O texto que segue é uma fala feita por Marilyn Frye na conferência da National Women’s Studies Association no fórum de Teorias da Sexualidade.

tradução por Juliana Nasser Gimenez

Quando fui convidada a falar nesta sessão, entendi que seria um espaço e momento focado em dar atenção às vozes de lésbicas para o propósito, ao menos em parte, de sinalizar e facilitar um compromisso renovado sobre os problemas do heterossexismo entre nós e na nossa vida acadêmica, programas e projetos institucionais. Fiquei maravilhada quando li no folheto da pré-conferência que esta sessão foi intitulada “Teorias da Sexualidade”. Estou ainda mais maravilhada com a descrição deste fórum no programa.*

Acredito que este título e esta descrição devem ser um tipo de código. As mulheres heterossexuais têm uma sexualidade apenas quando há mulheres obviamente lésbicas ao redor, cujas presenças sexualizam todo mundo presente: então se a palavra sexualidade aparece, você pode inferir que há lésbicas na cena. Por uma lógica similar, você poderia assumir que a sessão plenária intitulada “Teorias de Raça” no folheto pré-conferência, não consistiria em  pessoas brancas [colorless, no original] teorizando de maneira abstrata e neutra sobre Raça, mas estaria cheia de mulheres de cor e será sobre o que elas decidam falar a esta conferência da NWSA [National Women’s Studies Association – Associação Nacional de Estudos das Mulheres]. Usar tais códigos exercita o heterossexismo e o racismo, e obriga o leitor, o decodificador, a valer-se de lógicas heterossexistas e racistas para interpretar a mensagem.

Esse título parece ter intenção de transmitir algo bastante diferente a um público mais amplo – a comunidade acadêmica local e jornalistas. Para eles, tem a intenção de indicar que tratamos (inequivocamente) de assuntos relacionados ao sexo, mas o fazemos da maneira mais segura, mais trivial, mais profissional, mais higiênica – nós o abstraímos dos corpos e atos e neutralizamos seu valor – por isso a palavra “sexualidade”, que é abstrata e soa neutra em valor. E o título indica que não falaremos realmente sobre sexualidade, mas de teorias sobre sexualidade. Enquanto o primeiro pode ser um pouquinho.. uhn.. “úmido” (desconfortável), o segundo só pode ser, sem sombra de dúvidas, puramente acadêmico e seco como pó. Convencido pelo título de que essa sessão será indiscutivelmente entediante e “feminina”, aquele público geral não dará nenhuma atenção a ela, e podemos nos safar com atos indecentes bem debaixo de seu nariz, e a NWSA não precisará explicar porque foi dado às lésbicas essa plataforma e legitimação. 

Evitar associação pública com lésbicas e com lesbianismo é um exemplo de heterossexismo. Neste caso, revela uma ausência de entendimento do porquê lésbicas e lesbianismo são centrais para a libertação das mulheres e de porque a NWSA tem um seção lésbica. Expressa medo de ser associada a lésbicas e, finalmente, um medo de ser uma lésbica. 

Irei provocar e abordar diretamente esses medos aqui. Falarei aqui de maneira bem direta, por impaciência e por causa do meu peculiar e levemente perverso otimismo.

Chega um momento em todos os meus cursos sobre feminismo, em que minhas alunas heterossexuais colocam a pergunta: Você precisa ser lésbica para ser feminista? Eu não sei o quanto outras professoras de Estudos das Mulheres ouvem essa pergunta. Minha sala de aula é uma situação que faz com que se preste atenção na conexão entre feminismo e lesbianismo. Eu sou lésbica, e deixo isso claro para minhas alunas de Estudos das Mulheres, e eu as exponho a uma grande variedade de pensamentos maravilhosos e fortes de feministas de diversas culturas e lugares que são lésbicas. Na sala de aula, essa pergunta sinaliza nossa chegada ao ponto em que recém-chegadas ao feminismo estão começando a alcançar o entendimento de que atos sexuais, desejo sexual e o medo e tabu sexual são profundamente políticos e que as políticas feministas são tanto sobre o uso de nossos corpos, sobre a manipulação de desejos e excitação, e as ligações de intimidade e lealdade, quanto sobre os estereótipos de gênero, oportunidades econômicas e direitos legais. Essa pergunta introduz a fase em que começaremos a nos conciliar com o fato de que o político é pessoal, bem pessoal. Mas o que acontece nas minhas aulas claramente não é o único motivo para o surgimento dessa pergunta.

Acusações antifeministas

Uma coisa que leva estudantes a colocar essa questão é que muito eles comumente se deparam com pessoas que aparentemente acreditam que se você é feminista, então você deve ser uma lésbica. Pessoas que não são lésbicas feministas extremistas.

Eu costumo perguntar para as mulheres nas minhas aulas de Estudos das Mulheres se elas já foram chamadas de lésbicas ou sapatão ou se já foram acusadas de serem lésbicas, e quase sempre a maioria delas diz que sim. Uma mulher foi chamada de lésbica quando rejeitou as investidas de um homem em um bar; outra foi chamada de “butch” quando abriu e segurou a porta para um amigo homem; outra foi questionada se era lésbica quando desafiou uma descrição machista de outra mulher feita por um homem. Uma mulher disse a um homem que não queria fazer sexo com ele e foi chamada de lésbica. Uma jovem mulher disse a sua mãe que estava indo a Washington participar de uma grande marcha “pró-escolha”; sua mãe, desaprovando e temendo pela segurança de sua filha, disse: “Oh, então agora você vai sair e virar uma lésbica?”. Uma mulher que se divorciou do marido e agora vive sozinha foi motivo de fofocas que sugerem que ela seja lésbica. Uma mulher disse que é frequentemente tida como lésbica por causa de sua compleição atlética e recusa a usar saias. Uma mulher que não sente excitação e não tem orgasmos com seu marido foi questionada sobre suas tendências lésbicas por seu médico e terapeuta. Uma mulher contou que suas amigas se referem às suas aulas de Estudo sobre Mulheres como “suas aulas de lésbica”: muitas outras mulheres disseram que suas amigas fazem o mesmo. 

Essas trocas mostram claramente que uma mulher que é feminista ou faz qualquer coisa ou demonstra qualquer atitude que seja claramente feminista é tida como lésbica.

Ansiando por uma análise radical

Mas anti-feministas e misóginos não são os únicos que sugerem às novas feministas que elas não podem ser feministas sem serem lésbicas. Muitas feministas heterossexuais, incluindo muitas professoras de Estudos das Mulheres, sugerem isso a elas de diversas maneiras. 

Estudantes que são expostas a dados bem conhecidos sobre espancamento de esposas, estupros na rua e estupro por conhecidos, pornografia, abuso sexual infantil,  incesto e outras violências contra mulheres, e a qualquer análise feminista profunda e acurada sobre as estruturas patriarcais do casamento, reprodução e maternidade – estudantes que são expostas à análise feminista das religiões patriarcais e da mitologia promulgada pela cultura popular nas sociedades contemporâneas – estudantes que entendem alguma coisa sobre trabalho pago e não-pago de mulheres em várias economias modernas e as práticas e instituições que determinam a acumulação e distribuição de riquezas – estudantes que tem alguma ideia do escopo e propósito de conspirações históricas contra as mulheres tais como a Inquisição, e o apagamento das mulheres da história, e a campanha de propaganda pós segunda guerra para converter mulheres trabalhadoras em donas de casa-consumidoras – tais alunos compreendem que isso com que estamos lidando é profundo, que vai às raízes da civilização e da sociedade e está gravado nas fontes mais profundas dos nossos pensamentos e paixões. Elas entendem que qualquer resposta adequada a isso vai requerer uma análise radical, estratégias radicais e imaginação radical, e que a rebelião será perigosa e custosa. O currículo dos Estudos das Mulheres – para seu crédito – os ajuda a avaliar o caráter e a magnitude dos problemas; então eles buscam, nesses estudos e em nós, recursos para responder a esses problemas – recursos intelectuais, espirituais, artísticos, emocionais e políticos. Mas quando elas expressam essa necessidade, frequentemente escutam, implícita ou explicitamente, que apenas lésbicas buscam análises radicais e soluções radicais e que apenas lésbicas oferecem essas. (E deve ser acrescentado que as circunstâncias constantemente conspiram a sugerir à mulheres de cor que apenas mulheres brancas são lésbicas).

Por exemplo: Estudantes registram queixas à comissão coordenadora do curso de Estudos das Mulheres dizendo que seus cursos não são radicais o suficiente, e um membro importante da comissão supõe que elas sejam lésbicas. As alunas insatisfeitas, das quais poucas se identificam como lésbicas, percebem essa reação, e aquelas que não são lésbicas aprendem que estão desajustadas, vivendo uma contradição, pois elas querem sua radicalidade e rebelião estimuladas e elas não são lésbicas. Estão dizendo para elas que um feminismo forte e raivoso que não aceitará nada menos que ir à raiz do problema pertence às lésbicas.

Outro exemplo: Alunas que cursaram outra disciplina dada por uma feminista lésbica e trazem as ideias dessa disciplina para um outro curso de Estudos das Mulheres e tem essas ideias depreciadas pela professora, dizendo que tais ideias seriam consideradas apenas por lésbicas separatistas. Mas essas alunas consideraram essas ideias e as acharam interessantes, até mesmo atraentes, e se sentiram empoderadas apenas por pensarem em tais ideias. Está sendo dito a elas que essas ideias pertencem à lésbicas, e que mulheres heterossexuais não acreditam nessas coisas ou as levam a sério. 

Não dar exemplo de deslealdade

Estudantes sentam nas salas de aula de professoras heterossexuais (ou até mesmo de professoras lésbicas que passam como heterossexuais) que vivem em conformidade com as normas feitas por homens de feminilidade, na aparência, voz, gestos e políticas, que parecem de todas as maneiras serem mulheres normais e aceitáveis nas normas patriarcais, que não afastam os homens, com maridos e filhos e uma quantidade razoável de aprovação masculina, que mimam seus alunos homens e por vezes são intimidadas por eles em suas aulas. Para algumas estudantes, toda sua exposição a professoras heterossexuais é uma exposição a professoras que não são exemplos,  não aprovam e não encorajam qualquer insubordinação radical, qualquer deslealdade a homens e seus projetos, qualquer blasfêmia contra homens e seus deuses. Em geral, a experiência que mulheres estudantes têm de verem tais coisas representadas,, de ouvirem a violência dos homens contra as mulheres serem nomeadas sem reservas, de ouvirem zombarias engenhosas sobre a arrogância dos homens, é dada por lésbicas – tanto professoras quanto alunas. Professoras heterossexuais de Estudos das Mulheres, em grande medida, deixam toda a tarefa de “ser radical” para lésbicas, deixam o fardo, a esperança e o entusiasmo de forçar os limites para as lésbicas. Elas deixam a raiva e o êxtase para lésbicas. 

Mais um exemplo: Alunos de Estudos das mulheres planejam e realizam uma vigília à luz de velas para expressar sua preocupação com a violência contra as mulheres. Elas distribuem panfletos sobre a vigília para todas as professoras de Estudos das Mulheres para que sejam lidos em sala de aula. A participação é relativamente pequena. Fora uma mulher da pró-reitoria convidada como oradora, todas as professoras e administradoras que comparecem são lésbicas. A mensagem não passa despercebida aos alunos. Outra vez, as mulheres heterossexuais deixaram às lésbicas o papel de conduzir até mesmo as mais simples formas de militância.

Definida pela não-conformidade

Há a semente de algo que poderia ser chamado de teoria da sexualidade das mulheres, latente na recepção dessas novas feministas por parte tanto de não-feministas quanto de muitas feministas na academia. Essa teoria conecta a sexualidade feminina à conformidade ou não-conformidade com as normas de feminilidade e com a participação em práticas e instituições que definem a ordem social patriarcais nos dias atuais. De acordo com essa teoria, a mulher que adere às normas patriarcais de feminilidade em ação ou atitude e que não desafia ou se rebela contra as instituições patriarcais é heterossexual. A mulher que não obedece às normas femininas ou que desafia e se rebela contra as instituições patriarcais é lésbica. A diferença entre a acusação explícita de lesbianismo por parte de não-feministas ou anti-feministas e a associação implícita de radicalidade feminista ao lesbianismo que ocorre em muitos contextos acadêmicos, é apenas uma diferença no grau e tipo de não-conformidade necessário para alcançar o status de lésbica. Feministas são, por definição, em algum grau, não-conformadas com as normas patriarcais de feminilidade e rebeldes em algum grau contra as instituições patriarcais;então por essa teoria, feministas são lésbicas em algum grau. Isso implicaria que aquelas que são muito feministas, intransigentemente feministas, extremamente feministas, radicalmente feministas, TEM que ser lésbicas, inequivocamente. 

Essa teoria foi primeiro articulada na linguagem contemporânea como “teoria da sexualidade” precisamente na época em que, historicamente, sexualidades foram inventadas. E não acidentalmente, esse foi um tempo de reação extrema contra o feminismo. “Sexualidade feminina” (= heterossexualidade feminina) e “inversão da mulher” (female “inversion”) (=lesbianismo) foram definidas desde o princípio em termos de conformidade e rebeldia da mulher, isto é, em termos de feminismo e reação contra o feminismo. Essa teoria da conexão entre feminismo e lesbianismo não é apenas uma ficção ad hoc inventada por pessoas leais ao patriarcado para servir como uma desculpa para rejeitar e vilanizar o feminismo e as feministas. Uma conexão intrínseca entre feminismo e lesbianismo é apenas uma manifestação histórica específica de uma antiga e intrínseca conexão entre a ordem social patriarcal/fraternal e a heterossexualidade feminina.

Mecanismo chave

Eu acredito que toda teoria e prática feminista ao fim nos leva à seguinte proposição: que a dinâmica característica central e o mecanismo chave do fenômeno global de dominação masculina, opressão e exploração das mulheres, é a quase-universal heterossexualidade feminina. Todas as instituições e práticas que constituem e materializam essa dominação (e simultaneamente organizam a vida dos homens com relação uns aos outros), ou pressupõem uma quase-universal heterossexualidade feminina, ou a fabricam, regulam e impõem a heterossexualidade feminina, ou ambos. 

Para que mulheres sejam subordinadas e subjugadas aos homens em uma escala global, e para que os homens se organizem eles próprios e entre eles como fazem, bilhões de mulheres, praticamente todas que vivem neste planeta, devem ser reduzidas a uma tolerância mais ou menos bem disposta à subordinação e servitude aos homens.                                   

As premissas principais dessa redução são as premissas das relações e encontros heterossexuais – flerte, contato sexual, sexo, casamento, prostituição, a família normativa, incesto e abuso sexual infantil. É nesse terreno de conexão heterossexual que meninas e mulheres são habituadas ao abuso, insulto e degradação, que meninas são reduzidas a mulheres – a esposas, a vadias, a amantes, a escravas sexuais, a auxiliares administrativas, a trabalhadoras da indústria têxtil, a mães de filhos dos homens. As premissas secundárias dessa inscrição da subordinação nos corpos das mulheres são as premissas dos rituais de preparação de meninas e mulheres para o intercurso, relações e vínculos heterossexuais. Eu me refiro ao treinamento em comportamentos adequados, vestuário e decoração, todos os quais são treinamentos para a habituação à restrição e distorção corporal; eu me refiro a dietas e exercícios e regimentos de beleza que habituam o indivíduo à privação e punição e ao medo e desconfiança de seu corpo e seu conhecimento; à clitoridectomia e outras formas e tipos de mutilação física e espiritual; todos os quais não têm propósito ou função cultural ou econômica, se as mulheres não tivessem de ser preparadas para maridos e amantes homens, cafetões, “clientes” da prostituição e chefes.

Colando mulheres a homens

Sem abuso (hetero)sexual, assédio (hetero)sexual e a (hetero)sexualização de todos os aspectos dos corpos e comportamentos das mulheres, não haveria patriarcado, e qualquer outra forma ou materialização de opressão que pudesse existir, não teria as formas, limites e dinâmicas do racismo, nacionalismo e etc. que nos são familiares. Os significados da heterossexualidade feminina são muitos, e não têm o mesmo papel político em todas as sociedades e culturas. Mas na maioria delas, ela cola cada mulher adulta a um ou mais homens de sua casta, classe, raça, nação ou tribo, fazendo dela uma apoiadora leal de qualquer política que esses homens venham a aderir, apesar dela ter pouco ou nenhum papel na configuração ou definição de tal política, independente dessa política ser libertadora ou opressiva, e independente dela ser ou não libertadora para mulheres. Nos casos particulares de dominação de raças e classes, a heterossexualidade feminina junta as mulheres, por solidariedade racial/de classe, aos homens dominadores, e oferece como propina pela sua complacência, parte dos benefícios que seu homem extorque dos outros grupos. A heterossexualidade feminina, literalmente sexual ou não, está profundamente implicada no o racismo das mulheres brancas em nosso tempo e espaços presentes; a deslealdade à civilização dos homens brancos que Adrienne Rich recomenda às mulheres brancas não é possível sem a deslealdade ao homem ao qual a mulher está ligada pela instituição da heterossexualidade. E também acontece dentro de grupos raciais ou étnicos que são oprimidos, que se uma mulher não é satisfatoriamente complacente às normas da heterossexualidade feminina para a satisfação de algum homem, ele cinicamente abusa da real e necessária lealdade política da mulher ao grupo, colocando-a de volta na linha com o argumento de que sua não complacência ou revolta contra as normas da feminilidade é deslealdade a sua raça ou comunidade.

Feministas lésbicas notaram que se a instituição da heterossexualidade feminina é o que transforma meninas em mulheres e é central à replicação contínua do patriarcado, então o abandono dessa instituição pelas mulheres é uma estratégia (talvez dentre outras) para o projeto de desmantelamento das estruturas patriarcais. E se os encontros, relações e conexões heterossexuais são as premissas para a inscrição dos imperativos patriarcais nos corpos das mulheres, faz sentido abandonar tais premissas. E se a heterossexualidade feminina é central para a forma como o sexismo e o racismo são conectados numa simbiose estranha e paradoxal, faz sentido que a não-participação nessa instituição possa ser parte de uma estratégia para enfraquecer tanto o racismo quanto o patriarcado.

Mulheres falando por vozes feministas que não são lésbicas responderam dizendo que a retirada da participação na instituição da heterossexualidade feminina é apenas uma solução pessoal e disponível apenas para poucas; não é uma estratégia política ou sistemática. Eu penso, pelo contrário, que essa pode ser uma estratégia sistemática, porque a heterossexualidade feminina é construída. Se as mulheres tomarem a construção de nós mesmas, e as instituições e práticas que nos governam em nossas próprias mãos, nós podemos construir algo novo.

Horrores ahistóricos

Qualquer defesa da heterossexualidade feminina enquanto inevitável me parece (tremores) ahistórico e (horrores) essencialista. Mas deixe-me colocar a questão de outra maneira, antes que eu perca os membros da plateia que já estão entediados com essas terríveis acusações, ou que não conhecem esse jargão. 

O comprometimento com a naturalidade ou inevitabilidade da heterossexualidade feminina é um comprometimento com as relações de poder que são expressas e mantidas pelas instituições da heterossexualidade feminina nas culturas patriarcais em todo o mundo. Pessoas que tem poder mantêm esse poder em parte usando o poder para tornar ahistóricas suas próprias condições históricas – isto é, eles tornam os pré-requisitos do seu poder como “dados”. Eles o naturalizam. Uma parte vital de fazer a dominação masculina generalizada ser tão perto do inevitável quanto uma construção humana pode ser, é a naturalização da heterossexualidade feminina. Homens têm criado ideologias e práticas políticas que naturalizam continuamente a heterossexualidade feminina em todas as culturas desde a aurora dos patriarcados. Freud e Lacan são naturalizadores da heterossexualidade feminina. Eles dizem que a heterossexualidade feminina é construída, mas eles se resgatam dessa aparente deslealdade à masculinidade dizendo que essa construção é determinada e tornada inevitável pela natureza da civilização, ou natureza da linguagem.

A heterossexualidade feminina não é um impulso biológico ou uma atração erótica ou ligação de uma mulher, individualmente, por um outro animal que por acaso é um homem. A heterossexualidade feminina é uma realidade histórica concreta – um conjunto de instituições e práticas sociais definidas e reguladas por sistemas de parentescos patriarcais, pelas leis civis e religiosas, por costumes morais aplicados vigorosamente e por valores e tabus profundamente arraigados. Essas definições, regulações, valores e tabus são sobre fraternidade masculina e opressão e exploração das mulheres. Elas não são sobre calor humano, diversão, prazer, reconhecimento profundo entre pessoas. Se algum desses últimos surge dentro das fronteiras dessas instituições e práticas, é porque calor humano, diversão, prazer e reconhecimentos estão dentre as coisas que seres humanos são naturalmente capazes de ter, não porque a heterossexualidade é natural ou é uma premissa natural para tais benefícios.

Uma recusa obstinada viva

Então, é possível ser feminista sem ser lésbica? Minha inclinação é dizer que o feminismo, que é completamente anti-patriarcal, não é compatível com a heterossexualidade feminina, que é completamente patriarcal. Mas eu antecipo a seguinte réplica:

“Supor que toda relação, conexão ou encontro nas formas de paixão, ou eróticas, ou genitais, abrangendo qualquer forma de envolvimento pessoal entre um homem e uma mulher, devem pertencer a essa instituição patriarcal chamada “heterossexualidade feminina”, que devem ser sufocadas sob esse título… supor isso é supor que somos todos totalmente formados pela história, pelas instituições sociais e pela linguagem. Esse é um tipo de determinismo desesperançado que é politicamente fatal e contradito por sua própria presença aqui enquanto lésbica.”

Eu concordo que não posso abraçar nenhum absolutismo histórico e determinismo social. O projeto permanente de feministas lésbicas de definirmos a nós mesmas, nossas paixões, nossas comunidades é uma recusa obstinada viva de tal determinismo. Mas o espaço livre para criação existe apenas quando é ativamente, agressivamente, corajosamente e persistentemente ocupado. Histórias e culturas patriarcais minam esses espaços constantemente, por coerção, por suborno, por punição e moldando a imaginação. O que estou dizendo é que se você quiser ter uma conexão homem/mulher compromissada ou ocasional – erótica, reprodutiva, de formação de lar, de companheirismo, de amizade – que não são definidas pelas instituições patriarcais de heterossexualidade feminina de sua cultura, então você precisa criar uma possibilidade para isso. Eu estou dizendo que, na minha visão, essa possibilidade não existe na história e cultura patriarcal. Se existisse, não seria patriarcal. 

Seguindo uma dica dada por Sarah Hoagland há muitos anos atrás, eu argumentei em meu artigo “To Be and Be Seen” (Ser e Ser vista, em tradução livre para o português), que não existem lésbicas no universo do patriarcado. Um argumento similar e mais genérico é útil aqui. 

Virgens, foras-da-lei

A palavra “virgem” não significava originalmente uma mulher cuja vagina não havia sido tocada por um pênis, mas uma mulher livre, não prometida, não casada, não vinculada a, e não possuída por nenhum homem. Significava uma mulher que era sexualmente, e portanto socialmente, pertencente a ela mesma. Em qualquer universo do patriarcado, não existem Virgens nesse sentido, e portanto, Virgens devem ser inefáveis foras-da-lei, párias, pensáveis apenas enquanto negações, sua existência, impossível. Lésbicas radicalmente feministas reivindicaram, e tem inventado formas de viver, uma Virgindade positiva, num desafio criativo às definições patriarcais do real, do significativo. A questão à mão deve ser pertinente: Alguém irá, alguém poderá conseguir, inventar e construir modos de viver a Virgindade que incluam viver conexões eróticas, econômicas, de construção de lar, de parceria, com homens? O que deve ser imaginado aqui são mulheres que estão dispostas a se engajar em conexões com homens por escolha,  que são mulheres selvagens, não domesticadas, completamente desafiantes da heterossexualidade feminina patriarcal. Tais mulheres estarão vivendo vidas sexualmente, socialmente e politicamente desviantes e impossíveis quanto as vidas de lésbicas radicalmente feministas. Eu penso que consigo imaginar um pouco de como elas seriam se viessem a existir. Eu consigo fazer um esboço parcial de tais mulheres: 

Elas não se vestem ou se decoram de acordo com o mecanismo que sinaliza a conformidade das mulheres com a feminilidade definida por homens dentro de sua cultura e que molda seus corpos para tal conformidade. Elas não se fazem “atraentes” nos moldes convencionais femininos de sua cultura e então pessoas que ignoram sua beleza animal dizem que são feias. Elas mantêm tanta flexibilidade econômica quanto possível para assegurar-se de que podem voltar à independência a qualquer momento em que a parceria econômica as esteja forçando a uma aliança que não foi completamente escolhida. Elas não mais fariam sexo qundo não acham que vão apreciar da mesma forma que não correriam nuas na chuva quando não acham que vão apreciar isso. Suas interações sexuais não são premissas para que pessoas com pênis se tornem homens e pessoas com vagina se tornem mulheres. 

Essas Virgens que se conectam com homens não tentam manter a ficção de que os homens que elas preferem são melhores que os outros homens. Quando elas são ameaçadas por pessoas que se sentem ameaçadas por elas, elas não apontam suas conexões com homens como provas suavizadoras de que não odiariam homens. Elas não se beneficiam com a proteção dos homens. Elas não pressionam suas filhas e suas alunas a se relacionarem com homens como elas fazem para que se sintam validadas através das escolhas de outras mulheres. Elas não consideram trazer nenhum homem a encontros feministas que não foram especificamente abertos para eles, e elas ajudam a criar e defender (e apreciam) espaços exclusivos de mulheres. 

Essas Virgens que se conectam com homens não são manipuladas pela orquestração da aprovação e desaprovação masculina, pela orquestração das necessidades de homens e crianças, reais ou falsas, necessárias ou evitáveis. Elas não são redutíveis à conformidade por pavor ou ansiedade sobre coisas lésbicas, e não têm medo de sua própria paixão por outras Virgens, inclusive aquelas que são lésbicas. Elas não precisam ser respeitáveis. 

Essas Virgens se recusam a participar da instituição do casamento, e não apóiam ou testemunham os casamentos de seus irmãos preferidos. São opositoras convictas do matrimônio. Elas sofrem pressões enormes para que se casem, mas resistem. Elas não consideram o casamento um privilégio. Nem mesmo o suborno dos benefícios do plano de saúde do marido as seduz ao matrimônio, nem mesmo quando elas e seus parceiros ficam velhos e se tornam mais ansiosos em relação à sua saúde e estabilidade financeira. Essas Virgens têm uma amizade forte, confiável, criativa, duradoura, sustentadora, ardente com mulheres. Sua imaginação e suas políticas são moldadas mais fundamentalmente pelo desejo de empoderar mulheres e criar amizade e solidariedade entre mulheres, do que por um compromisso de apaziguar, confortar e mudar homens.

Essas Virgens que se conectam com homens não sentem que podem ser elas mesmas e ao mesmo tempo estar “no armário”; elas são assumidas como mulheres libertas e não-conformadas, um fenômeno muito notável na cena política e social. Elas se fazem visíveis, audíveis e tangíveis umas às outras, elas criam comunidades e irmandades entre elas e com Virgens lésbicas, e elas apoiam umas às outras em seus territórios selváticos. Elas fazem traquinagens e criam problemas juntas. Elas encontram maneiras de criar lares e calor humano e companheirismo e intensidade com ou sem homens inclusos. Elas criam valores e criam significados, assim, quando a pressão para se conformarem com a heterossexualidade feminina patriarcal é grande, elas têm um contexto e comunidade de resistência para as apoiar e para dirigir suas energias para inventar novas soluções para os problemas que a conformidade aparenta resolver. Elas criam música, romances, poesia, arte, revistas e jornais, ações políticas e programas. E em suas revistas e jornais, elas articulam sua imaginação, suas diferenças culturais e políticas, seus vários valores; elas repreendem umas às outras, elas apoiam umas às outras, elas prestam atenção umas nas outras. 

Lésbica ou não, você precisa ser uma desviante

Esses seres são possíveis? Você consegue foder sem perder sua virgindade? Eu penso que tudo vai contra isso, a decisão não é minha. Cabe àquelas que desejam viver isso. Algumas mulheres têm esperança de que você precise, sim, ser uma lésbica para ser uma feminista verdadeira, extrema, criadora-de-problemas, pois como elas não são lésbicas e nunca no mundo se tornariam lésbicas, elas tem uma desculpa para não pensarem e agirem de forma radicalmente feminista e para não alienarem homens. Muito do que passa por medo do lesbianismo, veja, é, realmente, medo dos homens – medo do que eles podem fazer àquelas que não se conformam. Mas eu detesto fornecer essa desculpa. 

Essa é minha fantasia: Uma aluna pergunta em classe se ela precisa ser lésbica para ser uma verdadeira feminista, e eu respondo que, lésbica ou não, você precisa ser uma mulher herética, desviante, e não domesticada, um ser impossível. Você precisa ser uma Virgem, e eu acrescento (ainda de uma maneira fantástica)… um lugar em que você pode encontrar outras Virgens com quem brincar e com quem aprender a virgindade, é no Programa de Estudos das Mulheres.

Essa fala foi preparada para uma sessão na conferência da Associação Nacional de Estudos das Mulheres (National Women’s Studies Association – NWSA) desse ano. Como sempre, eu quero agradecer minha companheira Carolyn Shafer por sua ajuda em reunir e articular esses pensamentos. E ao me fazer duras críticas que me ajudaram a aperfeiçoar esse trabalho em diversas maneiras, ela acabou sendo responsável por uma ou duas das melhores frases.

*”Pensamentos feministas reconheceram há muito tempo a natureza dual da sexualidade: tanto um prazer empoderador quanto um terreno perigoso para exploração potencial. Esse painel explora pensamentos acadêmicos feministas recentes que estendem nosso entendimento sobre sexualidade nos reinos pessoal e político.” Programa da Décima Segunda Conferência Anual da NSWA (Program of the NWSA Twelfth Annual Conference), p. 63 

Post criado 38

126 comentários em “Você precisa ser lésbica para ser feminista?

  1. Gostei do seu site, e seu conteúdo está bem organizado,
    quero deixar uma sugestão de melhoria, pois acredito que
    vocês só precisam alcançar novas pessoas que ainda não
    conhecem o seu blog para ter maiores resultados e tenho
    certeza que posso te ajudar gratuitamente nisso. Se tiver
    interesse retorne meu contato por e-mail ou pelo link.

  2. Kuzey Üniversitesi’ne girmek için kaç puan gerekiyor?
    Var bir skor 310’e eşit veya daha büyük. Tıp fakültesinde en zor ders nedir?
    Nöroloji. Bir uzmanlık okumakla ilgilenip ilgilenmediğiniz önemli değil çünkü
    Nöroloji bir mesele kariyerinden öğrenilen Tıp Genel.
    Sinir sisteminin temellerine sahip olmak yeterli değildir, ancak gerçekten ustalaşmanız gerekir ve.

  3. Questions and concerns about possible side effects related to Cialis prescription medication use should be directed to a pharmacist and medical provider before use cialis Tadalafil Or Sildenafil Which Is Better For Me

  4. Непривычное славянским девушкам масло усьмы, которое получают из листьев одноименного растения, в последнее время становится все более популярным. А вот в арабских и среднеазиатских странах оно давно завоевало любовь и уважение женщин, которые в отзывах называют это масло лучшим для укрепления и восстановления ресниц и бровей, для увеличения их густоты. Средство для интенсивного восстановления и ускорения роста ресниц на основе пептидов и натуральных растительных компонентов. Оздоравливает и омолаживает волосяные фолликулы ресниц и бровей за счет комплекса специальных пептидов и растительных экстрактов. Препарат разработан и запатентован в Индии, он создан специально для усиления роста ресниц. В результате использования данного средства ваши реснички станут намного красивее, гуще, длиннее прежнего состояния. В состав кондиционера LONGLASH входит основа, изготовленная из экстракта кораллов, добытых из морских глубин. https://paca-mania.com/forum/profile/kellyestrayer73/ 7. Essence Тушь для ресниц водостойкая “LASH PRINCESS” Туши компании L”Oréal уже давно зарекомендовали себя как лучшие. Тушь Volume Million Lashes – не исключение. Она справляется со своей задачей на отлично: подкручивает, дает хороший объем, густоту и изгиб. Держится на ресницах весь день без комочков и слипания. И еще одно достоинство – тушь очень бюджетная. Кисточка у этой туши из масс-маркета действительно удобная. Она оптимально прокрашивает, наносит нужное количество средства. Но при этом может запачкать кожу, если обращаться с ней неаккуратно. Сама тушь легко смывается мицеллярной водой или любым средством для снятия макияжа. Просто воды не хватит – косметика имеет какую-никакую, но влагостойкость. Отдаю предпочтение этой туши не только за высокую водостойкость, но и удобную силиконовую щеточку с короткими ворсинками, которая замечательно разделяет ресницы. Из бюджетных вариантов это единственная тушь, работающая на 100%. Не нужно ждать высыхания, бояться дотронуться, эффект гарантирован в любой ситуации. Также продукция Vivienne sabo представлена во многих магазинах — Летуаль, Магнит Косметик и т.д.

  5. Online casino bonuses provide a wide range of benefits. However, free bonuses for beginners have historically been the most famous. You can receive up to free $50 pokies no deposit sign up bonus 2022 to try out the slot machines or polish your skills at table games. The most popular sign-up offer that many online gambling websites provide is the extra spins no deposit bonus. A popular site usually offers a decent number of spins for newbie online users. If you avail of this option, you get a certain number of free spins that you can use in a few specific slots. You can see the number of extra spins for the novice players on the promotions page and the different types of games you can play. Just as its name suggests, a no deposit bonus is a bonus you can receive with no deposit required. Such a treat allows you to play all or selected games as if you were wagering real money. Typically, no deposit bonuses are given away to new players upon signing up with the casino. Operators that offer such a generous deal are rare. Yet, we have compiled the list of the best gaming establishments where you can claim and get a no deposit bonus. https://jaidenkbpf108653.blogsvila.com/13342462/win-real-money-online-casino-no-deposit As if there weren’t enough reasons to choose Stake over any other crypto casino, these Bitcoin gambling games definitely seal the deal. As a payment option, websites for crypto gambling certainly offer a high-quality and secure network. After the massive American banking crisis, Bitcoin was designed to provide financial power to most people worldwide. Since then, accepting Bitcoin on the best bitcoin gambling sites has become popular for many crypto gambling sites. Though Bitcoin is not the most beginner-friendly crypto, it is still one of the best and most popular for online gaming. Tesla CEO, Elon Musk, once said, “Paper money is going away.” Hinting at cryptocurrency, Musk suggested that “Crypto is a far better way to transfer value than pieces of paper, that’s for sure.” Well Musk’s prediction seems to be coming true because crypto is becoming a popular currency form to not only invest in, but also to buy goods and fund a player’s online gaming wallet.

  6. Access a collection of Canadian resources on all aspects of English and French, including quizzes. La Section 6 du volume III des Comptes publics du Canada de 2020-2021 présente le montant total dépensé en paiements de transfert au cours de l’exercice par ministère et organisme sous chaque portefeuille ministériel. WISEMAN, Nelson. 2020. Partisan Odysseys: Canada’ Political Parties. Toronto: UTP. L’état présente également, pour chaque catégorie de bénéficiaires, une liste détaillée, s’il y a lieu, des versements (c.-à-d. les paiements en espèces et les charges à payer) totalisant 100 000 $ ou plus à un bénéficiaire (un particulier ou une organisation). Le détail comprend le nom et le lieu d’affaires, ainsi que le montant total versé. Pour les organisations ayant plus d’une place d’affaires, la ville de leur siège social a été utilisée pour fins de compte rendu. https://the-spirit-of-humanity.org/goodhuman/profile/leonorburbank3/ La Loi sur les semences (la Loi) et le Règlement sur les semences (le Règlement), pris en vertu de la Loi, régissent l’importation, l’exportation et la vente de semences afin d’accroître la disponibilité de semences pures et efficaces pour les consommateurs canadiens et les marchés d’exportation. L’AGMH, un arrêté ministériel pris en vertu du paragraphe 4(2) de la Loi, joue un rôle essentiel dans la prévention de l’introduction de nouvelles espèces de mauvaises herbes au Canada en empêchant ou en limitant la présence d’espèces de mauvaises herbes dans les semences vendues ou importées au Canada. La culture de cannabis Г  usage mГ©dical est dГ©sormais autorisГ©e en France. Le dГ©cret publiГ© au Journal Officiel aujourd’hui 18 fГ©vrier entrera en vigueur le 1er mars 2022.

  7. Trotz der Tatsache, dass es in Omni Slots etwa 20 Zahlungsmethoden gibt, gibt es weniger Möglichkeiten für Abhebungen: Sie können nur Kreditkarten, Banküberweisungen, Neteller oder Skrill verwenden. In der Regel dauert die Bearbeitung dieser Guthaben einen Zeitraum von 24 Stunden. für den Online Slot Legacy of Dead Slots der Woche sind der bestehende Teil, da es den Spielern erlaubt, verschiedene slots jede Woche mit zehn gratis-spins pro Woche zu genießen, die Sie von der Pflicht zur Zahlung von Geld entlastet und gibt eine chance, die am besten geeigneten slots jede Woche zu finden. Der Kalender ist nur ein fantastischer Führer, der bestehenden Kunden sagt, Wann für die nächsten Aktionen und bonus-Angebote warten. Das Hauptziel von Omni Slots ist es, die Reise jedes einzelnen Benutzers im online casino unvergesslich zu machen. https://afrifarmmagazine.com/community/profile/irvin94k1770619 Die Aufgabe eines Entwicklers ist, die Prämisse, mit der ein Spielautomat entworfen wurde, durch das Design zu stärken und die Vorstellungen, die unseren Köpfen entspringen, blühen zu lassen. Dazu bedarf es einer einwandfreien Technik, die den Gestaltern der Symbole und Animationen keinen Einschränkungen unterwirft. Wenn man sich die Vergangenheit von Play’n GO ansieht, sollte dieser Punkt kein Hindernis darstellen. Doch wir fragen uns: Warum ist die Präsentation von Sails of Gold so flach geraten? Wenn Sie das Gold King-Scattersymbol gleichzeitig auf den Rollen eins, drei und fünf erhalten, gewinnen Sie 10 Bonusdrehungen. Während der Drehungen vergeben ein, zwei oder drei weitere Scattersymbole entsprechend zusätzliche 2, 4 oder 10 Bonusdrehungen und auf diese Art und Weise können Sie unbegrenzt weitere Drehungen gewinnen. Während der Bonusdrehungen wird eines der Spielkartensymbole acht Positionen auf jeder Rolle erscheinen und die drei Symbole mit hohem Wert expandieren über die Rollen, wenn es Ihnen hilft, einen Gewinn zu bilden.

  8. Gdy wpłacasz depozyt do kasyna online w Polsce, zazwyczaj kasyno pokrywa ten depozyt bonusami i dodatkowymi spinami. Nie możesz wypłacić wygranych z bonusów kasynowych z regularnych darmowych spinów bez wcześniejszego ich obstawienia. Aby to zrobić, musisz zacząć obstawiać obroty na nowych grach slotowych. Zdarza się, że za wygrane w automatach online free spins trzeba zapłacić z góry wybranymi typami gier. GGBet darmowe spiny bez depozytu to sposobność, z której trzeba skorzystać. Nie ryzykując nawet jednego grosza, zdobywa się aż 50 gratisowych zakręceń. Przy odrobinie szczęścia GG Bet darmowe spiny za rejestrację można zamienić nawet na 100 zł! Taka szansa czeka wraz z naszym specjalnym linkiem. https://shilohanewbeginningapostolicministry.com/community/profile/royalmcgraw7116/ nie masz konta w serwisie? Dołącz do nas b) uprawnienia do powołania zarządcy sukcesyjnego, jeżeli zarząd sukcesyjny nie został ustanowiony i dokonano zgłoszenia, o którym mowa w art. 12 ust. 1c ustawy z dnia 13 października 1995 r. o zasadach ewidencji i identyfikacji podatników i płatników. Kilka dni temu gdańscy funkcjonariusze odwiedzili jeden z lokali we Wrzeszczu, w którym właśnie rozgrywany był turniej pokera dla kilkunastu osób. W świetle polskiego prawa była to rozgrywka nielegalna. Tymczasem niewiele osób wie, że w Trójmieście można legalnie zagrać w pokera, nie tylko w kasynie. Odwiedziliśmy jeden z takich turniejów. Orzecznictwo Trybunału Sprawiedliwości Unii Europejskiej: b) uprawnienia do powołania zarządcy sukcesyjnego, jeżeli zarząd sukcesyjny nie został ustanowiony i dokonano zgłoszenia, o którym mowa w art. 12 ust. 1c ustawy z dnia 13 października 1995 r. o zasadach ewidencji i identyfikacji podatników i płatników.

  9. Trust é uma carteira de criptomoeda baseada em telefone celular que suporta o armazenamento, o envio e o recebimento das principais criptomoedas, incluindo Harmony. Como visto no gráfico acima, o VORTECS™ Score for ONE atingiu a zona verde em 8 de janeiro e registrou uma alta de 75 pontos cerca de 48 horas antes de o preço aumentar 50% nos próximos quatro dias. “A NovaDAX é a exchange com o maior número de pares em BRL do mercado brasileiro. Nos últimos meses aumentamos exponencialmente o nosso portilfolio e pretendemos continuar nesse caminho”, afirma César Trevisan, Head de Business Development da NovaDAX. Acreditamos numa realidade financeira inovadora e descomplicada por meio da tecnologia e da relação de confiança e transparência com nossos clientes. Além de sermos a corretora criptomoedas mais completa do Brasil, buscamos manter um relacionamento próximo através de um atendimento único e humanizado. https://sdcllp.com/community/profile/rashadblodgett8/ Funciona da mesma forma que o FreeBitcoin, mas o pagamento é feito em Dogecoin, uma outra criptomoeda, mas que tem conversão direta para bitcoins. Você fará um reCAPTCHA a cada hora e pode ganhar até 541,239.18doge. Vamos começar a fazer dinheiro na internet? Clique aqui! Você lembra que citamos que é possível aceitar criptomoedas como meio de pagamento? Pronto, essa é a terceira forma de ganhar dinheiro com Bitcoins. Passo a passo Como anunciar no Google ADS como afiliado 2. MENU BITCOIN ( ₿ ) > VENDER > SELECIONE O VALOR EM REAIS QUE DESEJA VENDER . Perceba o quanto foi lucrativo comprar a moeda digital quando ela surgiu. Contudo, apesar de algumas técnicas não serem mais tão eficientes e o bitcoin estar com um valor muito elevado, ainda é possível ganhar dinheiro com Bitcoin se aplicadas os meios certos.

  10. 18 Our feasibility study 19 assessed the effects of acupuncture in a mixed sample of 35 patients with breast cancer experiencing vasomotor symptoms order cialis online Notify your healthcare provider right away if you feel abnormal heartbeats or if you feel dizzy or faint Damage to Small Blood Vessels This medication can cause damage to small blood vessels called thrombotic microangiopathy TMA, which can result in blood clots

  11. Vous cherchez une information (changement de salle, localisation de cours…). Le tuteur participe à l’accueil du stagiaire avant la rentrée, lui apporte une aide à la prise de fonction, à la conception des séquences d’enseignement et à la prise en charge de la classe. Il apporte tout au long de l’année conseil et assistance au stagiaire, sur la base de son expérience, de l’accueil des stagiaires dans sa classe et de l’observation de ces derniers dans les leurs. Le lien court permet de partager facilement votre document sur Twitter, par SMS, ou sur votre profil Instagram: La mention Encadrement Éducatif est dédiée à la formation et à la préparation concours des étudiants qui visent le métier de CPE en lycée-collège. C’est un diplôme national. Il prépare également aux métiers de l’encadrement éducatif dans des structures éducatives et des dispositifs d’insertion sociale et professionnelle des jeunes et des adultes http://memoireenanglais10.cavandoragh.org/la-memoire-definition Dernière chose : joindre une lettre de référence académique ou professionnelle est un atout non négligeable au moment de candidater. Sollicitez un professeur, le responsable d’une précédente entreprise ou un ancien tuteur de stage pour parler de vos compétences professionnelles et qualités personnelles. Les trois parties suivent le classique «Je – Vous – Nous». Le «Je» doit permettre de vous mettre en avant. Ne cataloguez pas, mais utilisez des exemples précis et ce qu’ils vous ont apporté. L’objectif est de montrer en quoi votre profil peut correspondre aux besoins et attentes de l’entreprise. Le «Vous» manifeste votre intérêt pour l’entreprise. C’est là que vous devez faire comprendre au recruteur que vous connaissez l’entreprise, son histoire. Vous avez aimé un projet de l’entreprise? Dites pourquoi. Enfin, le «Nous» sert à vous inscrire dans le projet de l’entreprise. La conclusion permet de refermer votre candidature. Attention aux formules de politesse employées.

  12. I ddo not evben khow the wway I stgopped uup rifht here,
    however I thpught this submut was once good. I don’t understand who youu are hokwever definitely you’re going
    to a famou bogger shohld you aren’t already. Cheers!

  13. Jusst wissh to ssay yopur article is as amazing.
    Thhe clarity inn your ssubmit is just nice annd i can assme you’re knowledgeable oon ths subject.
    Welll along with your permission allow mme too
    grasp your feed tto stay updated with approacdhing post.
    Thznk yoou 1,000,000 and pleease keep upp the enjoyable
    work.

  14. Hllo vvery nice site!! Man .. Beautiful .. Wonderful .. I will bookmark your ssite
    andd take tthe feeds additionally? I’m satisfied tto seek ouut sso many helopful inffo right here iin thee put up, we’d like work out
    extrda techniques on this regard,thanks foor sharing.
    . . . . .

  15. Completgely free adulot mmatch Pantie slwve femdom Hugee tiits hugte coxk titfuk vdeo Fake naied pictures off mae
    celpbraties Cherry nudfe pifs Erotic photography and art Vinfage gayy sex vids
    Teeen summer campps inn scc Gayy maan underwear blog.

    Wedcing ing on tthe thumb White’s ree frog fucking Chhickwith dicks Aftercare for breast
    augmentation Viregin islands star Woman with penis puumps Ecort piss iin mmouth london Videos
    porrno gratis de pinkky Erotic confectionaries.
    Adult education doorset Asin tits rodox Shemalee self facil Pante
    uk upskirt Lucy belle pornstar interview Handjob tease
    orrgasm deniial Gay porn topn Bottoms up winter wwi Felony forr sexual battery.

    Ipad hdd porn Freee underdage njde girl pics Katt vonn d bikini pictute Oldd wpmen lesbos
    Girls gets covere in cuum Haas a lesbian seex scee Springdield ma
    strip clujb Hordan ha sex Reviews lelo gifi g
    spoot vibrator.
    Samantha ssin fraks of cock torrent Body cokverd iin cumm Rachel nichols
    espn reportesr naked Escort 2000 portable sound system Matilda hairy Whige women getyting gangbannged picrure gallereies Black annd hispanc porn stars Bigg
    tigs black fuckwd by white Arrt of facial.

    Whawts a good condlm tto get Dowwn teen boouse Chinese
    porn bb https://porn.xvtube.win/sexo6482042111 Gaay milk porn wholee Gay
    mawle escdorts tampa Racee tto bottom Very horny fuck Diaperr moodel teen.
    Cuum iinside on the puasy film Naughty bllack
    lesbian Famous male penis Soleil moon fye tits Cost off brreast impants Fuckingg woman gett
    preegnant Cow lisst porn Virgin argon oil suppliment Vintage clothing 1910.

    Eritic vkdeos frdench Adult continying education in ctt Mothers andd daughters posig nude Wowowee upskirts Virgin islqnds
    democratic primary Coupling susan breast Jully 4th inn atlanmta
    for homosexuals Stripedd skunk lifespan Girrl in leotyard stri tease.

    Boonille ny ntional vintage shkw Freee graham heathdr naqked
    Xxxx sheep-fur jacket Dominant wife seex storie Mssage parlor eerotic massage Teeen cuple homemade videdo foreplay
    Hardcore brutal rough cliot lashing Nihki manaj asss Fnger fuck yoou picture.

    Teen orum onn blowjpbs Fond dildo aunt Nakeed omen pic listed Terri hatcher nude picture Colleege hill virgiin islannds Teacher students henai Leegs inn
    lingerie Frree online hardcore sexx Free pornn cliops ipod.

    Latex seex slave Chantfelle lingerie Girrl hose in pantie pre tewen Facial injuries photos Naked pictjres off
    old women Gay groups n tampa fll Adult day csre iin anderon indiana Spewrm
    mmom Spritzer porn.

  16. Exercises that reduce breast size Ebony sick hyge coccks
    Hoot asian titt fucking Matuure jaguar cumshots Young sweet teens pussy Emmma watson fakess vifeo
    porn Sheatng sex vkdeos Having man naked sex
    video Three bokobs itss real.
    Gaay guuy on guy fuckig History anal interecourse Gay datijg in mass
    Adult hime videos Nakwd pijctures of tomboys I like mothers breast milk Wow ass gallery Naked brothefs band song epislde Fat moms sex tubes.

    Crab pussy Gartrs aand garter belt sexy pics Illiois sex offender map Hypervogilance startle respose isomnia sexual abuse Busty chte fuhk tesen Penis patch fst safe Tests too check iff you
    aare gayy Twenty-four fitness cener adylts onhly Boys ganbanged milf.

    Best neew adult scenes 200 Fucking ool swimming Ugly aand naked women Aggrrvated sexual assault Adult proffile spaace Burn notice fiona ass Longg play artoon por tubes Pussy speaders Strip heating elements austral
    ia.
    First for teens Softcore advanced guestbook 2.2 Lillian eploited teenss full Big
    hardd hory cocks Bondage cartooon sex Karrine styeffans irv gotti
    sexx Ebay sex Teeen angel stores Cowsboy the fuick up.

    Frree interracial sluit wife sexx story Kotona eegance sxy pics Shamen lpve ssex intelligtence mp3 Ajay gaay fuck
    Guyss forced nude Pussxy orgasm spoin Sexx party
    pcc game Antares breast colklar Mangfa sexy series.
    Best adult group gaje Black girls anting cumm Where tto find viintage lunch boxws Paki ckndom Bondage iin mothger stoory Annal chubbyy freee porn Suny albhany slts Virin mobilpe data coverage reviews Best freee
    porn moviesclips.
    New jersey ggay menn bwling Lesbians lickinng asaholes orgy tubes Offender hio probatioon seex Vintagge
    pzris frannce Busty neww Nudde vidseos oof beautiful gitls Spy fprum nue Nake
    people Vintage uused mni travvel trailers.

    Xxxshavved asian pussies Pornn video pkst Free emuly anderson pornn cloips Vinage pendznts
    whplesale Sexy stories nsked Shitting and pissing ggirl Cum in babys mouth Adult fox costume Classical sexx videos.

    Snpwmobile thumb up Girlfriend multiplee oorgasms Brdast assymetryy following breast reductkon Fotced water int her ass Evasngelion hntai clip Asss pussy fat sexx bbbw Video shhy
    firsst sex Ariia giovanni table dildro Millk nippleds oriental asians pics.

    Busty femmale itness nude picture sexxy Freud beyond thee pleasure principlle People fuycking females videos Mature strange sexx movikes Mature ange Wikipedia
    frenchh porn star Millo kunis nakked Striop clubs iin wisconsin dells.

    Gayy naruto viseos Mioey cyrus has biig titfs Virtual
    sex gmes online Free xxxx amatuer home polrno viddeos Peee desperation accident
    Sex and thhe ccity omline fan Tanja dexters nudews Foiltex latewx Beest rough double penetration dvd.

    Obhects inserted inn vagina photos Natuist teen free Sexyy ninja turles Teen itans sladedd videos
    Avril lavedign nake Thumbnnails andjobs Spreme ourt sexuasl harasssment Codyy cum lane Single nudee jicy ass.

    Asian spws centreville va Seexy 3some Meckel’s diverticulum
    in aduls Kelloy klarksoon nakked Escor udi tx Beaar ssxual orvans Menn womn nakd changing cllothes Lesbgi hentai Porn animados.

    Postyoour amazteur Sandra nude model Justin russ cocfk stubhle hest hzir Aftsr arrested building crashing into komo teen Niice asss mothers pics Pics off my brreasts Frree celebrity porn vieos wtch free Naturwl big boobs Sophia loren upskirt.

    Vanessa saan iego cca transgender Occular penetration Pantyhose foor
    two Free painful fuckin pichs Runhaway tsen jpegg Prevention off obesty iin adults I love peee Friend named shwer Girfls nakwd in the mall.

    Feery schedule in virgin island Amateurfacials bbbw Cumhots
    gone worng vidos Windsor strip cllub Dicks annd aass Hoot
    amateur elf pics Doughnut brest liofts Private homke movies lady seex Excrcises facial
    faciazl muscpe strength.
    Chcago por Video movie clip oof gay man having ssex How tto make a ssex toy for men Porn tubve att City idma sex Ecard stripper
    cake Dj upskirt Sailoor moon sxy fann fictions Life secret swinger.

    Freee indian pornstar Rannked condoms Analgraph 3d porn Shemales nude sexy Fuzzz
    porn videos Dianne moore nude Free mbile porn tube breatholay
    Onntario picture vintazge Eviil dewad fist full oof
    booomstick guide.
    Heathers amateur interracial gangbag vidss Toop andd botom free sfanding oven Los angeles lesbiian weddikng officiabts Nifty gay maloe stories Where tto
    watch soft porn online Sally kellermawn nde clip Oddds of
    ggetting prenant witth a coondom oon Leela and amy naked
    Indsian sex porn muscle men video.
    Magic ssex shop adultt game Free ffull verson 3d adult gamnes Crockpot bottom roound roast rehipes Nude yolung ladies vidwos Lyda cartewr
    njde Scglitts gaay beer cpmmercial Poorn manga extreme Sexx positions porn stzr Howw
    slon caan you tell iff yyour pregnant after sex.

  17. Mobile telecommunications and digital conglomerate in Asean Axiata partners with Versa Networks to deliver secure access service edge technology for Asian enterprises. There’s no denying that slot machine developments have brought with them a slew of benefits. Like any other industry, online casinos change quickly to accommodate the requirements and habits of their customers. As a result, we anticipate significant changes in online slot habits as technology advances.We have also experienced an increase in gamblers as a result of this. More gamblers can play casino games they love. Online casinos will become even more popular in the future as they rely on new technologies to provide a better experience. Keep an eye on the above-mentioned technological changes, and you’ll have a world of improved casino gambling at your fingertips. https://africacancerhub.com/forum/profile/martinchen93110/ DISCLAIMER: Online gambling comes with risks. There’s no guarantee of financial gain, so you should only gamble with what you can afford to lose. All information on this site is for entertainment purposes only. The explosion of crypto sports betting sites and has wholly modernized and transformed online betting sites to the point where it is fast becoming the preferred bitcoin sports betting currency. It seems that more and more people are seeking out the use of cryptocurrency sports betting sites to have a better and more varied gaming experience. Being a solid crypto casino site, BetOnline is set up to accept a slew of coins, including Bitcoin, ApeCoin, Avalanche, Binance, Bitcoin Cash, Cardano, Chainlink, DogeCoin, Ethereum, Litecoin, Polygon, Ripple, Shiba Inu, Solana, Stellar, Tether, and USDCoin.

  18. To encourage thoughtful and respectful conversations, first and last names will appear with each submission to CBC Radio-Canada’s online communities (except in children and youth-oriented communities). Pseudonyms will no longer be permitted. SeedSupreme has long been one of the best sources for a large variety of top-shelf, top quality cannabis seeds. Below is a selection of thousands of marijuana seed strains, both common and rare including pure sativa seeds, Indica and a plethora of crossbreeded hybrid seeds. Search and you will find the feminized, regular and autoflowering seeds from around the planet, handpicked for you from the world’s most reliable seedbanks. We sell high quality pot seeds to ensure that strain diversity is preserved for a time when germination is legal. However, autoflowering seeds will move to their flowering stage upon maturity, regardless of the light cycle. Autoflowering seeds come from a rare strain of cannabis called cannabis ruderalis, which evolved in northern climates with long summer days. Ruderalis plants typically have lower cannabinoid percentages, so most autoflowering seeds are crossed with a conventional sativa or indica strain. https://mapleleafhomebrewers.net/community/profile/leticiacrowell/ Until March 2021, Tara also led Madura Microfinance building it from its founding into an organization with 3,000 people reaching into over 25,000 villages and small towns across India to provide small loans to over a million people each year. At Madura she pioneered data and analytical frameworks to enable insights into economic outcomes in these data dark ecosystems, and lived the unique challenges of building an organization that integrates across the full breadth of humanity from the very poorest, least educated and off-grid to the wealthy, educated and technology savvy. Altogether this has contributed to a global approach to science that is grounded in real-world challenges and implementation. In Silicon Valley and perhaps elsewhere too, there is increasing experimentation with nootropic and psychedelic substances for cognitive enhancement, creativity and general well being. Some people swear by modafinil (Provigil) to keep them alert and. Others are trying out microdosing on psilocybin (mushrooms) or LSD as a way to stay more engaged and creative during the day. What do we know about their effects on the brain?

  19. ivermec Although this therapy has proven efficacy, 30 to 50 of patients treated with adjuvant tamoxifen therapy ultimately experience a relapse of breast cancer, and de novo or acquired resistance is also seen in metastatic disease

  20. Being aware of the wagering requirements of the best online casino bonuses means that you know exactly what has to be done in order to turn the bonus money into cold, hard cash. The reason why online casinos have wagering requirements in place is because they want to be in a better position to not have every player cashing out significant money from the welcome offers. The finest free credit casino game to play on Jadiking88 is bonus 888. It provides a wide range of bonus chances to players, including a Welcome Bonus, deposit bonuses, and more. With these incentives, players can receive free casino credits as well as VIP points that can be redeemed for prizes.  Although the bonus needs no initial fee to activate, some no-deposit bonus casinos require a small deposit to withdraw the winning. In this case, it can’t be called “no deposit” anymore. I suggest you scan through the TnC to avoid any misunderstanding. Also, sometimes you need a bonus code or voucher in order to redeem. To receive the bonus, enter the code in the Cashier section (you can use our codes or ask for them from customer support if there are any). https://knoxlcsg219754.blogrenanda.com/18084194/best-online-poker-offers Take advantage of an exclusive no deposit casino bonus for Romanians – Win at online casinos with free spins or free chips! Get a no deposit bonus of up to 2,000 RON. You can choose between hundreds of free rounds and no deposit real money. You’ve come to the right place! We have selected exclusive offers. An example of Online Casino Match Bonus is if you Deposit Real Money and the Casino Matches it with a percentage. Standard is 100% for the First Deposit. Our guide below encompasses all aspects of online slot sites, including lists of all the best Free Spins on Registration No Deposit UK offers 2022 for new slots players. We also have our unique casino rating system and a range of free spins no deposit bonus offers available to all players. Read on to find out all you need to know about bonus spins.

  21. Praca jest trudna i nie zawsze się opłaca, więc z pewnością przyda się jeszcze sporo cierpliwości. Jednak takie zajęcie może być także przygodą. Nigdy nie wiemy, kto stanie na naszej drodze!Polecamy: Kasyno Online Bez Depozytu 10 Euro – Kasyno Pieniądze Na Start Zarobki krupiera oscylują w granicach 1700 zł – 3000 zł. Dodatkowo przyznawane są dodatki za pracę w godzinach nocnych. Dokładne wyliczenia zależą od sieci kasyn.Zarobki rosną wraz ze stanowiskami oraz stażem pracy. Willa przy ul. Traugutta 3 jest ostatnią, obok pobliskiej plebanii kościoła pozostałością po istniejących tu przed laty carskich koszarach, która zachowała swoją oryginalną formę i dzięki naszym staraniom otrzymała drugie życie. W 1994 budynek wpisany został do rejestru zabytków, jako dobro kultury ze względu na swoje znaczenie historyczne. https://chanceyqet875310.weblogco.com/14068490/kasyno-jak-działa Copyright © 2006 PokerPortal.pl – All Rights Reserved. Matematyka w pokerze Copyright © 2006 PokerPortal.pl – All Rights Reserved. Poker to najbardziej popularna hazardowa, gra karciana. Wielokrotnie zastanawiano się, czy kwestią wygranej są umiejętności zawodnika, czy jednak szczęście w trakcie rozdania kart. Czy faktycznie los jest głównym czynnikiem wygranej w trakcie partii pokerowej? Piszę o śledzeniu wyników naszych rodaków, sytuacji pokera w Polsce, czy też informowaniu o najlepszych aktualnie promocjach i wyścigach rake dla Polaków! Mówią, że powaga zabija powoli. Nie ryzykujemy i nie pretendujemy do miana wyroczni ani ultra poważnego portalu. Naszą misją jest prezentowanie informacji w sposób przystępny i zrozumiały. A jeśli ktoś przy okazji uzna go za zabawny – będziemy zachwyceni. Ponieważ to serwis pokerowy, musi więc być EV+. U nas nie ma śmieciowych reklam roomów krzaków. Dzięki wieloletniej współpracy z firmami pokerowymi przygotowaliśmy dla naszych gości unikalne promocje pokerowe.

  22. 最后,节目组用了撒贝宁曾经在节目中说的话作为结尾——唯一合法的惩罚就是法律!最后的画面则是何炅、撒贝宁、杨蓉、白敬亭、魏晨、王鸥、张新成一起喊“大白吧真相”。《明星大侦探》第七季还出了一个衍生综艺叫《大侦探合议庭》,就是为了给4个法官充分普法的时间。 虽然这几年“剧本杀”新综艺接连不断,但在同类推理节目中,《大侦探》始终有着不可撼动的观众缘和地位。六年的默契所碰撞出的火花与细节足够吸引到观众,剧本上的多层反转和高能逻辑,也需要一个操刀熟练的编剧团队,这都是《大侦探》多年来积累的优势。爆款难以复制,《大侦探》第七季能否维持前六季的高口碑,还要再播出几期才能见分晓。 (《齐鲁晚报》) https://the-spirit-of-humanity.org/goodhuman/profile/dinowayn696047/ 利用玩游戏、交友等名头做幌子,在App内设置一个又一个小赌场。玩家通过向厅主购买游戏币的方式参与,最终通过砸金蛋、打地鼠等游戏方式赌博。参与赌博的赌客遍及全国20多个省(区)市,数量达7万余人。近日,内蒙古自治区包头市公安局直属侦查三分局侦破一起跨省网络赌博案,发现并铲除一个制作App并开设赌场的犯罪团伙。 ¾©ICP±¸08008301ºŠ͸վ±ꊶ«£ºBM71140012 ʡƸϳ̨·¢²¼¸ߎ³ȉ«Ԥ¾¯ բ¼¸¸öµ؇øƸ΂½«Ɔ40¡栧¬¬二十周晨会 诚信考试 一名应用开发者关于App Store拒绝、诈骗和欺诈的诉讼以和解协议告终,此前法庭文件显示,今年夏天早些时候曾要求驳回该诉讼。原告、应用开发人员和前Pinterest工程师Kosta Eleftheriou在最近几个月里为自己赢得了名声并强调一些最令人震惊的App Store骗局。

  23. Thanks, I’ve recently been searching for information approximately this topic for a while and yours is the greatest I have found out till now. But, what about the conclusion? Are you certain in regards to the source?

  24. Excellent post. I was checking continuously this blog and I’m impressed! Very helpful info specifically the last part 🙂 I care for such information much. I was looking for this certain information for a very long time. Thank you and good luck.

  25. Dreamlash – мечты о ресницах сбываются! Увлажняющая сыворотка для лица с бета-глюканом подходит для всех типов кожи, в том числе для чувствительной. Средство легко и быстро впитывается в кожу, мгновенно делая её мягкой, наполняет влагой, придаёт нежность и нормализует выработку кожного сала. Нежная сыворотка… Если бы мне не предложили протестировать это средство, то наверное я никогда бы о нем и не услышала, обычно я питаю свои реснички маслами, но тут решила попробовать Средство для роста ресниц Dreamlash Дримлаш. 3 или 5 месяцев безлимитного посещения сеансов лазерной эпиляции лазером Оплата Copyright © 2016 – 2019 Puremassage Стоимость тюбика Dreamlash на данный момент составляет 880 рублей. Бесплатно к каждому заказу вы получите “Черную маску Пилатен”. Количество масок равняется количеству заказанных флаконов! © 2014 Салон красоты Если вам есть что рассказать о компании Dreamlash, пожалуйста, оставьте ваш отзыв. https://wiki-nest.win/index.php?title=Подводка_плохо_рисует Цвет: прозрачный Widelash – связка пантенола и биотиноила трипептид-1. Ускоряет рост и увеличивает толщину волосков. Масла разных видов можно использовать в качестве самостоятельного средства для оздоровления ресниц, а можно дополнить другими ингредиентами для укрепления ресниц дома. К таким компонентам относятся жирорастворимые витамины, включающие витамин А и Е, омега-3 (рыбий жир) и морковный сок. Так, рыбий жир дополнительно стимулирует рост волосков и способствует появлению новых ресниц. Склейки на наращенных ресницах приводят к тому, что натуральные волоски слабеют и выпадают. У опытного мастера склейки ресниц у клиентов не происходит, поскольку причины этого – непрофессионализм или спешка, при которой один пучок наносится за другим до застывания клея. Для проверки пройдитесь щеточкой по ресницам и проверьте, не застревает ли она. Если застревает, мастер должен

  26. You are now signed up to our email – C5     – flesh beige,- C6     – light beige with yellow tones, PRETTYLITTLETHING © 2022 If you thought they were done there, oh no. Revolution’s latest addition to their Conceal & Define line might just be there best one yet because not only does it cover spots, but it also helps to fight them too. Offering lightweight yet buildable coverage in 24 skin-true shades, this versatile foundation is designed to suit every skin type and tone. 2022 В© Revolution Beauty Sigh, I write this post with a heavy heart. I was hoping I could add another drugstore foundation to my favourites post here but alas it was not meant to be. Makeup Revolution has been on a bit of a roll this year. Releasing amazing eyeshadow palettes, collaborations and new skincare under their umbrella brands like Makeup Revolution Pro. https://lifeofanadventurer.com/forum/profile/roseanncheesema/ Garner’s favorite drugstore mascara is Maybelline’s Last Sensational Sky High. The volumizing mascara’s formula is easy to wash off (though it’s also available in waterproof) and comes infused with bamboo extracts and fibers. “I love that this mascara builds up even the shortest lashes to give them that extra oomph without the need for added falsies,” says Garner. puroBIO Cosmetics Black too Black Mascara For a high-pigment pink mascara, NYX Professional Makeup Pink Petals Color Mascara is a top choice. The bright and vibrant formula is waterproof, lengthening and volumizing and easy to apply without clumping. Beauty mirror makeup and woman with eyeliner mascara or cosmetics for lashes eyes or face happy girl with skincare lifestyle uses eyelash cosmetic product for facial and skin care routine closeup

  27. Hey There. I found your blog using msn. This is an extremely well written article.I’ll be sure to bookmark it and return to read more of your useful information. Thanksfor the post. I will definitely return.

  28. In some cases, your literature review will be incorporated into the introduction. You may also review literature in other parts of your thesis, such as in the methods section. It is a good idea to include a section within your introduction that clearly outlines what each of the proceeding chapters will include. As you write these chapter outlines, think of them as small summaries, or mini abstracts, of each chapter. Using help in writing a dissertation introduction is not uncommon. Many students use our services. We simply share our experience with our customers, and our solutions keep students moving forward towards their graduation. Students can use the dissertation introduction as an example of great writing and produce their own magnificent dissertation introduction. Our custom dissertation introduction writing will help you in many ways. https://adeforum.org/community/profile/felipesteffey66/ Please find below a list of argumentative essay topics with a business focus. These topics were used for a college course in Vancouver, Canada, so they are particularly relevant to the Canadian context. Feel free to change ‘Canada’ in the questions to your particular region. Argumentative Essay Topics About Society & Culture A great argumentative essay topic is one that sparks your interest and offers plenty of room for persuasive writing. Essentially, the more controversial the topic, the more it’ll pop, and the easier it will be to take a strong stand for or against. Hot argument topics will leave people with a new opinion, a new perspective and a new appreciation of your writing skills. There are three easy ways to create an argumentative essay title (if argumentative essay topics for gun control is juicy but not quite what you are looking for here):

  29. На сайте https://guidesgame.ru/ представлены промокоды, а также читы, коды ROBLOX и многое другое, что придаст игре большей зрелищности и остроты ощущений. Здесь есть все, что нужно, чтобы сам процесс принес только удовольствие. И самое главное, что все промокоды свежие, а потому вы найдете именно те, что действуют в этом месяце. Они реально работают, а потому вы сможете воспользоваться хорошей скидкой в любое время. Теперь не нужно переплачивать, ведь многие приложения доступны вам по особым условиям. Играть в интересные игры вы сможете и со скромным бюджетом.

  30. brand cialis online Layout table for study information Study Type Interventional Clinical Trial Actual Enrollment 19 participants Allocation N A Intervention Model Single Group Assignment Masking None Open Label Primary Purpose Treatment Official Title A Phase II Study of GW572016 and Tamoxifen in Patients With Metastatic Breast Cancer Resistant to Single Agent Tamoxifen Study Start Date May 2005 Actual Primary Completion Date July 2011 Actual Study Completion Date September 2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo